Reagências do/no presente

Propostas para o ensino de uma historiografia da dança corporificada e afetiva

Autores/as

  • Roberta Ramos Marques Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Brasil http://orcid.org/0000-0001-8922-9175
  • Fabiana Dultra Britto Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Brasil

Palabras clave:

Ensino, Historiografia da Dança, Reagência.

Resumen

Este artigo parte da crítica à historiografia da dança tradicional, reduzida ao encadeamento linear dos percursos individuais de mestres, coreógrafos e bailarinos, para discutir como a proposta de ensino de uma historiografia da dança corporificada e afetiva pode ser, no presente, uma resposta afirmativa ao desafio de narrar o processo histórico da dança em seus diferentes contextos. A partir de exemplos de reenactment em dança, discutimos o uso dessa prática como ferramenta para desenvolver renovações no ensino da historiografia da dança. Para tanto, propomos o conceito de reagência para o contexto pedagógico, com fins emancipatórios em graduações de dança, ou outros contextos formativos.

Biografía del autor/a

Roberta Ramos Marques, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Brasil

Professora Doutora do Curso de Licenciatura em Dança da UFPE e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1996), mestrado (2000) e doutorado (2008) em Teoria da Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE. Em 2015, junto ao Coletivo Lugar Comum, do qual é membro desde 2011, desenvolveu o projeto de pesquisa artística Motim: o Riso como Ato Performativo e Biopotente, que resultou na performance Motim, realizada junto ao mesmo coletivo. Autora do livro "DESLOCAMENTOS ARMORIAIS: Reflexões sobre Política, Literatura e Dança Armoriais (2012); e organizadora e autora nos livros ACORDES E TRAÇADOS HISTORIOGRÁFICOS: a Dança no Recife" (2016) e “MOTIM: paisagens e memórias do riso” (2017). Performer e autora da reperformance Brasilogia, a partir das obras Shirtologie (Jérome Bel, 1997) e Le Sacre du Printemps (Xavier le Roy, 2007), em fricção com o contexto político do Brasil, em 2016. Autora dos artigos Performar e profanar os palcos da representação democrática em tempos de golpe: Reenactment, história, e modos de afetar e ser afetado na crise (Revista Pitágoras 500, ISSN 2237387X, 10a edição, 2016, Qualis B3; e coautora (juntamente a Liana Gesteira Costa) do artigo MOTIM: O 'PENSAMENTO RELACIONAL' DO RISO COMO CONTÁGIO EM UMA DRAMATURGIA DE PROCESSO, Revista Brasileira de Estudos da Presença, ISSN 2237-2660, Vol. 7, n. 1, jan/abr. 2017, pp. 71-98 (Qualis A2).

Fabiana Dultra Britto, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Brasil

Docente da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia, desde 2004 e Pró-Reitora de Extensão Universitária da UFBA, desde setembro/2014. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia entre 2006-11. Possui graduação em Licenciatura em Dança pela UFBA (1987), Mestrado em Artes pela USP (1993), Doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2002), Pós-Doutorado em Arte Pública pela Bauhaus Universität Weimar (2009) e Estágio Sênior no Centre de Recherche sur L'Espace Sonore et L'Environnement Urbain - CRESSON-CNRS (2012). Desde 2006, lidera o grupo de pesquisa Laboratório Coadaptativo LabZat (contemplado pelo edital MCT/CNPq 50/2006 e MCTI/CNPq Universal 14/2014), onde atualmente coordena a pesquisa "Pesquisa e Dança: ambiências em fricção".

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Publicado

2018-11-29

Cómo citar

MARQUES, R. R.; BRITTO, F. D. Reagências do/no presente: Propostas para o ensino de uma historiografia da dança corporificada e afetiva. PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 8, n. 16, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15593. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

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