Reagências do/no presente

Propostas para o ensino de uma historiografia da dança corporificada e afetiva

Autores/as

  • Roberta Ramos Marques Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Brasil http://orcid.org/0000-0001-8922-9175
  • Fabiana Dultra Britto Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Brasil

Palabras clave:

Ensino, Historiografia da Dança, Reagência.

Resumen

Este artigo parte da crítica à historiografia da dança tradicional, reduzida ao encadeamento linear dos percursos individuais de mestres, coreógrafos e bailarinos, para discutir como a proposta de ensino de uma historiografia da dança corporificada e afetiva pode ser, no presente, uma resposta afirmativa ao desafio de narrar o processo histórico da dança em seus diferentes contextos. A partir de exemplos de reenactment em dança, discutimos o uso dessa prática como ferramenta para desenvolver renovações no ensino da historiografia da dança. Para tanto, propomos o conceito de reagência para o contexto pedagógico, com fins emancipatórios em graduações de dança, ou outros contextos formativos.

Biografía del autor/a

Roberta Ramos Marques, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Brasil

Professora Doutora do Curso de Licenciatura em Dança da UFPE e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1996), mestrado (2000) e doutorado (2008) em Teoria da Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE. Em 2015, junto ao Coletivo Lugar Comum, do qual é membro desde 2011, desenvolveu o projeto de pesquisa artística Motim: o Riso como Ato Performativo e Biopotente, que resultou na performance Motim, realizada junto ao mesmo coletivo. Autora do livro "DESLOCAMENTOS ARMORIAIS: Reflexões sobre Política, Literatura e Dança Armoriais (2012); e organizadora e autora nos livros ACORDES E TRAÇADOS HISTORIOGRÁFICOS: a Dança no Recife" (2016) e “MOTIM: paisagens e memórias do riso” (2017). Performer e autora da reperformance Brasilogia, a partir das obras Shirtologie (Jérome Bel, 1997) e Le Sacre du Printemps (Xavier le Roy, 2007), em fricção com o contexto político do Brasil, em 2016. Autora dos artigos Performar e profanar os palcos da representação democrática em tempos de golpe: Reenactment, história, e modos de afetar e ser afetado na crise (Revista Pitágoras 500, ISSN 2237387X, 10a edição, 2016, Qualis B3; e coautora (juntamente a Liana Gesteira Costa) do artigo MOTIM: O 'PENSAMENTO RELACIONAL' DO RISO COMO CONTÁGIO EM UMA DRAMATURGIA DE PROCESSO, Revista Brasileira de Estudos da Presença, ISSN 2237-2660, Vol. 7, n. 1, jan/abr. 2017, pp. 71-98 (Qualis A2).

Fabiana Dultra Britto, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Brasil

Docente da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia, desde 2004 e Pró-Reitora de Extensão Universitária da UFBA, desde setembro/2014. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia entre 2006-11. Possui graduação em Licenciatura em Dança pela UFBA (1987), Mestrado em Artes pela USP (1993), Doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2002), Pós-Doutorado em Arte Pública pela Bauhaus Universität Weimar (2009) e Estágio Sênior no Centre de Recherche sur L'Espace Sonore et L'Environnement Urbain - CRESSON-CNRS (2012). Desde 2006, lidera o grupo de pesquisa Laboratório Coadaptativo LabZat (contemplado pelo edital MCT/CNPq 50/2006 e MCTI/CNPq Universal 14/2014), onde atualmente coordena a pesquisa "Pesquisa e Dança: ambiências em fricção".

Citas

AGNEW, Wanessa. What can re-enactment tell us about the past. 2005. In: BBC. Disponível em:

<http://bbc.co.uk/history/programmes/theship/history_reenactment_print.html>. Acesso em: 11 jun. 2016.

______. History's affective turn: historical reenactment and its work in the present. In: Rethinking History: The Journal of Theory and Practice, 11: 3, p. 299-312, 2007. Disponível em: <https://www.lsa.umich.edu/UMICH/german/Home/People/Agnew%20Historys%20Affective%20Turn2009.pdf>. Acesso em: 28 junho 2016.

BARROS, José D’Assunção. Teoria da história. v. 3: Os paradigmas revolucionários. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

BLEEKER, Maaike. (Un)Covering artistic thought unfolding. In: Project Muse. DRJ 44, 2. Winter 2012.

______. (Re)enacting thinking in movement. In: FRANKO, Mark (Ed.). The Oxford handbook of dance and reenactment. New York: Oxford, 2017.

BRITTO, Fabiana Dultra. Evolução da dança é outra história. In: PEREIRA, Roberto, SOTER, Silvia (Org.). Lições de dança 1. 2. ed. Rio de janeiro: UniverCidade, 2006.

______. Temporalidades em dança: parâmetros para uma história contemporânea. Belo Horizonte: FID Editorial, 2008.

BURT, Ramsay. Blasting out of the past: the politics of history and memory in Janez Janša’s reconstructions. In: FRANKO, Mark (Ed.). The Oxford handbook of dance and reenactment. New York: Oxford, 2017.

BUTLER, Judith. Relatar a si mesmo: crítica da violência ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

COLLINGWOOD, Robin George. The idea of History. Mansfield: Martino, 2014. [1946].

DE LAET, Timmy, intitulado Bodies with(out) memories: strategies of reenactments in contemporary dance. In: PLATE, Liedeke; SMELIK, Anneke (Org.). Performing memory in art and popular culture. New York and London: Routledge, 2013. p. 135-152.

FABIÃO, E. B. History and Precariousness: in search of a performative historiography. In: JONES, Amelia; HEATHFIELD, Adrian (Org.). Perfom, Repeat, Record. London and New York: Thames and Hudson, 2012.

FEBVRE, Lucien. Combates pela história. Lisboa: Editorial Presença, Ltda., 1989.

FURLIN, Neiva. Sujeito e agência no pensamento de Judith Butler: contribuições para a teoria social. In: Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 16, n. 2, p. 395-403. Jul./dez. 2013.

FRANKO, Mark. Introduction: the power of recall in a post-ephemeral era. In: FRANKO, Mark (Ed.). The Oxford handbook of dance and reenactment. New York: Oxford, 2017.

GRILLO, Marlene Correro; ENRICONE, Délcia et al. Ensino e pesquisa com pesquisa em sala de aula. UNIrevista, v. 1, n.° 2, p. 1-11, abril 2006. Disponível em: <https://faculdadebarretos.com.br/wp-content/uploads/2015/11/pesquisa-sala-eaula2.pdf>. Accesso em: 14 jun. 2018.

LEPECKI, André. O corpo como arquivo: vontade de reencenar e as sobre-vidas da dança. In: OLIVEIRA JUNIOR, Antonio Wellington de (Org.). A performance ensaiada: ensaios sobre performance contemporânea. Fortaleza: Expressão gráfica e editora, 2011.

LIBÂNEO, José Carlos. Conteúdos, formação de competências cognitivas e ensino com pesquisa: unindo ensino e modos de investigação. Cadernos Pedagogia Universitária. São Paulo: Pró-Reitoria de Graduação, 2009. Disponível em: http://www.prpg.usp.br/attachments/article/640/Caderno_11_PAE.pdf. Acesso em: 14 jun.

MATHIAS, Érika Kelmer. Historiografia arquivística: Novas propostas. In: Veredas da História, Rio de Janeiro, Ano III, Ed. 1, pp. 1-14, 1º semestre de 2010. Disponível em: <http://www.seer.veredasdahistoria.com.br/ojs-.4.8/index.php/veredasdahistoria/article/viewFile/26/29>. Acesso em: 14 jun. 2018.

NÖE, Alva. Action in perception. MIT Press: Cambridge, 2004.

PRIGOGINE, Ilya; STENGERS, Isabelle. Entre o Tempo e a eternidade. Lisboa, Gradiva, 1990.

RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do Pensamento Abissal: Das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 78, p. 3-46, 2007. Disponível em: <https://www.ces.uc.pt/myces/UserFiles/livros/147_Para%20alem%20do%20pensamento%20abissal_RCCS78.pdf >. Acesso em: 14 jun. 2018.

Publicado

2018-11-29

Cómo citar

MARQUES, R. R.; BRITTO, F. D. Reagências do/no presente: Propostas para o ensino de uma historiografia da dança corporificada e afetiva. PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 8, n. 16, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15593. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artículos - Sección temática