MEMÓRIAS EM FRAMES

O SUPORTE 16MM E A EXPERIÊNCIA DE FAZER CINEMA

Authors

  • Marilice Amábile Pedrolo Daronco Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil http://orcid.org/0000-0002-4397-2681
  • Cássio dos Santos Tomaim Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil

Keywords:

Memory, Rio Grande do Sul cinema, 16 mm movie

Abstract

The present study intends to bring some reflections about the importance of the 16mm movies for the Brazilian cinema historiography. Therefore, it makes use of the documentary research and Oral History aims to present the film production context in the 1960s in Santa Maria, a country town in a Central Region in Rio Grande do Sul. The 16mm was the first to reduce the production costs making possible the realization of two santa-marienses pioneering films. It is intended demonstrate how A ilha misteriosa (1962), a José Feijó Caneda’s film, and A vida do solo (1968), a Ana Primavesi, Orion Mello e Joel Cambraia’s film, contributed to the audiovisual experience in the city.

Author Biographies

Marilice Amábile Pedrolo Daronco, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil

Mestranda em Comunicação Midiática, Linha Mídia e Identidades Contemporâneas pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (POSCOM-UFSM). Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela mesma instituição. Especialista em Cinema pelo Centro Universitário Franciscano. Membro do GP Moviola (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Memória e Narrativas Audiovisuais).

Cássio dos Santos Tomaim, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil

Orientador da pesquisa em andamento sobre o tema. Doutor em História pela Universidade do Estado de São Paulo (Unesp/Franca). Professor dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação Midiática e em História da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professor do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria.

References

ASSMANN, Aleida. Espaços de recordação: formas e transformações da memória cultural. Trad. Paulo Soethe. Campinas: Editora da Unicamp, 2011.

BARICHELLO, Eugênia Mariano da Rocha. Os 50 anos da nova universidade. Santa Maria: Editora UFSM, 2012. 146p.

_______. Comunicação e Comunidade do Saber. Santa Maria: Palotti, 2001. 196p.

BECKER, Tuio (org.). Cinema no Rio Grande do Sul. Cadernos Porto & Vírgula, v. 8. Porto Alegre: Unidade Editorial, 1995.

_______.Cinema gaúcho, uma breve história. Porto Alegre, RS: Movimento, 1986.

BLANK, Thais Continentino. Da tomada à retomada: origem e migração do cinema doméstico brasileiro (1920 -1965). 2015. 208p. Tese (Doutorado Tecnologias da Comunicação e Estéticas/ Histoire de L’Art) - Universidade Federal do Rio de Janeiro/Paris 1, Rio De Janeiro (RJ)/ Paris (FR), 2015.

CESARO, Caio Julio. Em Preservação e restauração cinematográficas no Brasil: a restauração do acervo de Hikoma Udhiara. 2007. 337p. Tese (Doutorado em Multimeios) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

EDERA, Bruno. Full lenght animated feature films. 1.ed. Oxford: Focal Press, 1977.

HISTÓRIA da Kodak, disponível em <http://www.kodak.com/global/en/corp/historyOfKodak/historyIntro.jhtml>, acesso em 20 mar. 2016.

LE GOFF, J. História e Memória. São Paulo: Ed. Unicamp, 1990. 553p.

MEIHY, José Carlos e HOLANDA, Fabíola. História Oral: Como fazer, Como Pensar. 2 ED. São Paulo: Contexto, 2014.

MERTEN, Luiz Carlos. A aventura do cinema gaúcho. São Leopoldo, RS. Unisinos, 2002.

POLLAK, Michael. Memória e Identidade Social. In: Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol. 5.n. 10. 1992, p. 200-212.

_______. Memória, esquecimento, silêncio. In: Estudos históricos. Rio de Janeiro: CPDOC/FGV v. 2 n. 3, 1989, p.3-15.

PÓVOAS, Glênio. Histórias do cinema gaúcho: propostas de indexação 1904-1954. 2005.205p. Tese (Doutorado em Comunicação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2005.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Tradução: Alain François. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2007. 244p.

ROCHA, Glauber. Revolução do Cinema Novo. Rio de Janeiro: Alhambra/Embrafilme, 1981. 568p.

SALLES, Filipe. Bitolas e suportes no cinema. In: Mnemocine, disponível em: . Acesso em: 20 de outubro de 2014.

SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. 129p.

TEIXEIRA, Francisco Elinaldo (org). Documentário no Brasil: tradição e transformação. São Paulo: Summus, 2004. 382 p.

WINSTON, B. Technologies of seeing. Photography, Cinemathography and Television. Londres: BFI, 1996.

XAVIER, Ismael (org.). A experiência do cinema: antologia. 1.ed. Rio de Janeiro: Edições Graal & Embrafilme, 1983.

ZIMMERMANN, P. R. Reel families: A social history of amateur film. Indianapolis: Indiana University Press, 1995. 208p.

Filmografia

A VIDA do Solo. Direção: Orion Mello e Ana Primavesi. Santa Maria/RS: UFSM, 1968.Acervo pessoal de Orion Mello (48min), 16mm, color.

A IILHA Misteriosa. Direção: José Feijó Caneda. Santa Maria/RS. Foto Íris, 1962. Acervo pessoal de Jorge Omar Caneda (30min), 16mm, P&B.

Published

2016-11-01

How to Cite

DARONCO, M. A. P.; TOMAIM, C. dos S. MEMÓRIAS EM FRAMES: O SUPORTE 16MM E A EXPERIÊNCIA DE FAZER CINEMA. PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 110–125, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15742. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Articles - Thematic section