MEMÓRIAS EM FRAMES

O SUPORTE 16MM E A EXPERIÊNCIA DE FAZER CINEMA

Autores/as

  • Marilice Amábile Pedrolo Daronco Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil http://orcid.org/0000-0002-4397-2681
  • Cássio dos Santos Tomaim Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil

Palabras clave:

Memória, cinema do Rio Grande do Sul, filme 16mm.

Resumen

A partir de pesquisa documental e de história oral, este artigo objetiva apresentar a importância das produções em 16mm para a historiografia do cinema brasileiro, no contexto de produção cinematográfica nos anos de 1960 em Santa Maria, cidade da região central do Rio Grande do Sul. A bitola foi a primeira a diminuir os custos de produção, possibilitando a realização das duas produções pioneiras santa-marienses. Pretende-se demonstrar como os filmes A Ilha Misteriosa (1962), de José Feijó Caneda, e A Vida do Solo (1968), de Anna Primavesi, Orion Mello e Joel Cambraia Saldanha, contribuíram para a experiência audiovisual na cidade.

Biografía del autor/a

Marilice Amábile Pedrolo Daronco, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil

Mestranda em Comunicação Midiática, Linha Mídia e Identidades Contemporâneas pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (POSCOM-UFSM). Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela mesma instituição. Especialista em Cinema pelo Centro Universitário Franciscano. Membro do GP Moviola (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Memória e Narrativas Audiovisuais).

Cássio dos Santos Tomaim, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil

Orientador da pesquisa em andamento sobre o tema. Doutor em História pela Universidade do Estado de São Paulo (Unesp/Franca). Professor dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação Midiática e em História da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professor do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria.

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Filmografia

A VIDA do Solo. Direção: Orion Mello e Ana Primavesi. Santa Maria/RS: UFSM, 1968.Acervo pessoal de Orion Mello (48min), 16mm, color.

A IILHA Misteriosa. Direção: José Feijó Caneda. Santa Maria/RS. Foto Íris, 1962. Acervo pessoal de Jorge Omar Caneda (30min), 16mm, P&B.

Publicado

2016-11-01

Cómo citar

DARONCO, M. A. P.; TOMAIM, C. dos S. MEMÓRIAS EM FRAMES: O SUPORTE 16MM E A EXPERIÊNCIA DE FAZER CINEMA. PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 110–125, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15742. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

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