O desenho animado no papel, o grafismo do papel na animação
Naruto enquanto memórias e extensão poética na presentificação das técnicas e formas do desenho japonês
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.25821Keywords:
Naruto, Papel, Técnica de desenho, AudiovisualAbstract
Pensando nas técnicas desenvolvidas ao longo da história geral sobre o papel como um suporte artístico e focando em suas extensões expressivas no Japão, o artigo anseia por refletir sobre o estreitamento das relações entre elas e as apresentadas no desenho animado Naruto. A pesquisa ancora-se na produção bibliográfica e audiovisual, acreditando que, como fruto da contribuição do grafismo e das animações para a extensão da experiência, criação de memórias, imaginário e criatividade, o processo e a obra de Masashi Kishimoto configuram-se em uma poética como uma manifestação e preservação de documentos gráficos do imaginário japonês, em uma indissociabilidade artística instigante, confundindo o que é animação e o que é desenho, em um novo arcabouço artístico.
References
DAMÀSIO, António R. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano; tradução de Dora Vicente, Georgina Segurado. 3º. ed. São Paulo: Companhia das letras, 2012.
GARDNER, Esther P.; JOHNSON, Kenneth O. Percepção. In: KANDEL, Eric R. [et al.] (2014). Princípios de neurociências. Tradução: Ana Lúcia Severo Rodrigues [et al.]. 5º. Ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.
GILBERT, Charles D. A natureza construtiva do processamento visual. In: KANDEL, Eric R. [et al.]. Princípios de neurociências. Tradução: Ana Lúcia Severo Rodrigues [et al.]. 5º. Ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.
HUYSSEN, Andreas. Passados presentes: mídia, política, amnésia. In: Seduzidos pela memória: arquiteturas, monumentos, mídia. Tradução de Sérgio Alcides. Rio de Janeiro:Aeroplano, 2000.
KOYAMA-RICHARD, Brigitte. L’animation japonaise des origines à nos jours ; Conférence 2012. Disponível em https://www.canal-u.tv/video/cinematheque_francaise/l_animation_japonaise_des_origines_a_nos_jours_conference_de_brigitte_koyama_richard.10159. Acesso em 15 dez 2019.
LECHENAUT, Emilie. Le Manga: um dispositif communicationnel. Université Michel de Montaigne Bordeaux 3. Ècole Doctorale Montaigne Humanités (ED 480), 2013.
LUCENA JÚNIOR, Alberto. A arte da Animação: Técnicas e Estética através da história. São Paulo: Senac, 2001.
MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. São Paulo: Editora Senac, 2000.
MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas e Pós-cinemas. 4º Ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.
MEISTER, Markus; TESSIER-LAVIGNE, Marc. Processamento visual de nível inferior: a retina. In: KANDEL, Eric R. [et al.] (2014). Princípios de neurociências. Tradução: Ana Lúcia Severo Rodrigues [et al.]. 5º. Ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.
MONTE, Sandra. A presença do Animê na TV brasileira.São Paulo: Editora Laços, 2010.
MORIN, Edgard. O cinema ou o homem imaginário: ensaios de antropologia sociológica. Tradução de Luciano Loprete. São Paulo: Editora É Realizações, 2014.
MORIN, Edgard. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução de Eloá Jacobina. 7º ed. Rio de Janeiro: Berttrand Brasil, 2002.
MORIN, Edgard. Da necessidade de um pensamento complexo. IN MARTINS, Francisco Menezes; SILVA, Juremir Machado (Orgs). Para navegar no século XXI: Tecnologias do imaginário e cibercultura. 3ºEd. Porto Alegre: Sulina/Edipucrs, 2003.
MORIN, Edgard. Por uma reforma do pensamento. In PENA-VEGA: ALMEIDA, Elimar Pinheiro (Orgs). O pensar complexo: Edgard Morin e a crise da modernidade. Rio de Janeiro: Garamond, 1999.
MORIN, Edgard. Cultura de massas no século XX: O espírito do tempo-1. Neurose. Tradução de Maura Ribeiro Sardinha. 9º. ed. Rio de Janeiro: Forense universitária, 1997.
Naruto Shippuden. Masashi Kishimoto. Japão: Episódios disponíveis em <http://konohastreaming.eklablog.com/naruto-vf-liste-des-episodes-a177559756>. Acesso em 30/07/2020
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 1987.
OTERO, Luis Miguel Martínez. Las Bases neurobiológicas de la percepción artística. In: ABRAHAM, Anna [Et al.]. Creatividad y neurociencia cognitiva. Madrid, España. Fundación Tomás Pascual y Pilar Gómez-Cuétara/ Instituto Tomás Pascual Sanz, 2012.
PRADO, Laryssa Moreira; TRINTA, Aluizio R. Pensando a animação: meio é mensagem. São Paulo; Revista Movimento, nº10, p.38-59: mar, 2018.
RICŒUR, Paul. La mémoire, l’histoire, l’oubli. Editions Esprit ; 2006/3 (Mars/avril), p. 20-29.
RICŒUR, Paul. La mémoire, l’histoire, l’oubli. Série essais. Paris: Seuil, 2000.
ROCHA, Marleide de Moura. A arte da Animação Japonesa: em busca dos recursos gerativos de sentidos. Recursos estéticos/efeitos estésicos. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUCSP. Dissertação de mestrado, 2008.
SILVA, Priscila Kalinke da. Educação, cultura escolar e mediação: em estudo o anime Naruto. Maringá; Centro de ciências humanas, letras e artes da Universidade de Maringá. Dissertação de mestrado, 2012.
SILVA, André Luiz Souza. O Heroi na forma e no conteúdo: analise textual do mangá Dragon Ball e Dragon Ball Z. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, 2005.
TASSARA, Marcello. Prefácio. In: LUCENA JÚNIOR, Alberto. A arte da Animação: Técnicas e Estética através da história. São Paulo: Senac, 2001.
WECHSLER, Solange Muglia. Criatividade: descobrindo e encorajando. 3.ed. Campinas: livro, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Mestre Isac dos Santos Pereira, Doutora Maria Ignês Carlos Magno
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License that permits sharing of the work with acknowledgement of authorship and initial publication in this journal;
- Authors are permitted to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., the Creative Commons Attribution License).
- Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their home page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes as well as increase the impact and citation of the published work.
- It is the responsibility of the authors to obtain written permission to use in their articles materials protected by copyright law. Revista PÓS is not responsible for copyright breaches made by its contributors.