O desenho animado no papel, o grafismo do papel na animação

Naruto enquanto memórias e extensão poética na presentificação das técnicas e formas do desenho japonês

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DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.25821

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Não tem

Abstract

Pensando nas técnicas desenvolvidas ao longo da história geral sobre o papel como um suporte artístico e focando em suas extensões expressivas no Japão, o artigo anseia por refletir sobre o estreitamento das relações entre elas e as apresentadas no desenho animado Naruto. A pesquisa ancora-se na produção bibliográfica e audiovisual, acreditando que, como fruto da contribuição do grafismo e das animações para a extensão da experiência, criação de memórias, imaginário e criatividade, o processo e a obra de Masashi Kishimoto configuram-se em uma poética como uma manifestação e preservação de documentos gráficos do imaginário japonês, em uma indissociabilidade artística instigante, confundindo o que é animação e o que é desenho, em um novo arcabouço artístico.

Biografie autore

Isac dos Santos Pereira, Universidade Anhembi Morumbi

Não tem

Maria Ignês Carlos Magno, Universidade Anhembi Morumbi

Não tem

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Pubblicato

2021-07-19

Come citare

PEREIRA, I. dos S.; MAGNO, M. I. C. O desenho animado no papel, o grafismo do papel na animação: Naruto enquanto memórias e extensão poética na presentificação das técnicas e formas do desenho japonês. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 11, n. 22, p. 332–363, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.25821. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/25821. Acesso em: 30 giu. 2024.

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Artigos - Seção aberta