O estilhaçar do tempo em Abril despedaçado [romance e filme]
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.36155Palavras-chave:
Análise fílmica, Literatura, Tempo narrativo, Abril despedaçadoResumo
Este estudo desenvolve uma análise de Abril despedaçado (2001), filme dirigido por Walter Salles e baseado no romance albanês homônimo, de Ismail Kadaré (1978), com o fito de perscrutar o processo de transmutação da categoria narrativa tempo no processo de construção cinematográfica. Nesse sentido, o cotejo dialógico empreendido entre literatura e adaptação fílmica é uma dentre as diversas possibilidades de substancializar a experiência do cinema, dilatando os horizontes de interpretação do espectador ao âmbito polissêmico do literário. Além de considerar o complexo universo da adaptação, seus meandros e sinuosidades, a abordagem analítica se pauta em contributos teóricos acerca do tempo no romance e, essencialmente, na crítica cinematográfica, para refletir sobre os entrelaços desse componente narrativo na orquestração da mensagem audiovisual.
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