Memories of an emptiness

Authors

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2023.48337

Keywords:

Photography, Light, Poetics of chance, Memory, Archive

Abstract

This essay explores a photojournalistic archive with a poetic approach, utilizing images of
characters in overexposed lights to symbolize the author's self-erasure amidst depression
and professional precarity. It also delves into shifts in journalism, leading to job
terminations, including the author's, while attempting to decipher a hidden message
through these accidental deviations.

Author Biography

Diorgenes Pandini, Udesc

Diorgenes Pandini é artista, fotógrafo e jornalista, atualmente dedicado ao mestrado em Artes Visuais na UDESC, na linda de Processos Contemporâneos Artísticos. Graduado em Comunicação Social pela UNIVALI, destacou-se em diversas áreas, participando ativamente de grupos de estudos como Articulações Poéticas (Udesc) e Núcleo de Fotografia e Arte (Nefa). Com mais de uma década de experiência em veículos de imprensa catarinenses, contribuiu significativamente, notabilizando-se na cobertura da Copa do Mundo na Rússia (2018) e na reportagem da tragédia da Chapecoense em Medellín (2016). Em 2019, alcançou destaque nas artes visuais com sua primeira exposição individual na Fundação Cultural Badesc, apresentando um ensaio fotográfico produzido durante a Copa do Mundo. Atualmente, sua pesquisa de mestrado explora as nuances, poéticas e potências da ressignificação e subversão do dispositivo, utilizando seu acervo jornalístico para construir uma visão documental autobiográfica poética, revelando vestígios de sua jornada ao longo de mais de uma década no fotojornalismo.

References

BENJAMIN, Walter. Passagens. São Paulo/Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2010.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tomam posição. Belo Horizonte: Editora UFMG,

ENTLER, Ronaldo. Poéticas do acaso: acidentes e encontros na criação artística. 2000. 203 p. Tese

(Doutorado em Comunicação e Artes) – Universidade de São Paulo. São Paulo, 2000.

FURTADO, Sylvia Beatriz Bezerra. Notas sobre uma estética do desaparecimento na obra de

Rosângela Rennó. Contemporânea: revista de comunicação e cultura, Bahia, v. 8, n.1, set. 2010.

Disponível em https://periodicos.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/view/

/3397. Acesso em: 27 out. 2023.

SOULAGES, François. Estética da fotografia: perda e permanência. São Paulo: Senac, 2010.

RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

Published

2023-12-18

How to Cite

PANDINI, D. Memories of an emptiness. PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 13, n. 29, p. 307–316, 2023. DOI: 10.35699/2238-2046.2023.48337. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48337. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Ensaio visual