Recuerdos de un vacío

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2023.48337

Palabras clave:

Fotografía, Luz, Poética del azar, Memoria, Archivo

Resumen

Este ensayo explora un archivo foto periodístico con un enfoque poético, utilizando imágenes de personajes con luces sobreexpuestas para simbolizar la autoextinción del autor en medio de la depresión y la precariedad profesional. También aborda los cambios en el periodismo que resultaron en despidos, incluido el del autor, mientras intenta descifrar un mensaje oculto a través de estas desviaciones accidentales.

Biografía del autor/a

Diorgenes Pandini, Udesc

Diorgenes Pandini é artista, fotógrafo e jornalista, atualmente dedicado ao mestrado em Artes Visuais na UDESC, na linda de Processos Contemporâneos Artísticos. Graduado em Comunicação Social pela UNIVALI, destacou-se em diversas áreas, participando ativamente de grupos de estudos como Articulações Poéticas (Udesc) e Núcleo de Fotografia e Arte (Nefa). Com mais de uma década de experiência em veículos de imprensa catarinenses, contribuiu significativamente, notabilizando-se na cobertura da Copa do Mundo na Rússia (2018) e na reportagem da tragédia da Chapecoense em Medellín (2016). Em 2019, alcançou destaque nas artes visuais com sua primeira exposição individual na Fundação Cultural Badesc, apresentando um ensaio fotográfico produzido durante a Copa do Mundo. Atualmente, sua pesquisa de mestrado explora as nuances, poéticas e potências da ressignificação e subversão do dispositivo, utilizando seu acervo jornalístico para construir uma visão documental autobiográfica poética, revelando vestígios de sua jornada ao longo de mais de uma década no fotojornalismo.

Citas

BENJAMIN, Walter. Passagens. São Paulo/Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2010.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tomam posição. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017.

ENTLER, Ronaldo. Poéticas do acaso: acidentes e encontros na criação artística. 2000. 203 p. Tese (Doutorado em Comunicação e Artes) – Universidade de São Paulo. São Paulo, 2000.

FURTADO, Sylvia Beatriz Bezerra. Notas sobre uma estética do desaparecimento na obra de Rosângela Rennó. Contemporânea: revista de comunicação e cultura, Bahia, v. 8, n.1, set. 2010. Disponível em https://periodicos.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/view/3725/3397. Acesso em: 27 out. 2023.

SOULAGES, François. Estética da fotografia: perda e permanência. São Paulo: Senac, 2010.

RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

Publicado

2023-12-18

Cómo citar

PANDINI, D. Recuerdos de un vacío. PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 13, n. 29, p. 307–316, 2023. DOI: 10.35699/2238-2046.2023.48337. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48337. Acesso em: 15 may. 2024.

Número

Sección

Ensaio visual