SOBRE TEATRO E REALIDADE(S)

REFERENCIAIS FREIREANOS PARA UM ENSINO DIALÓGICO DE TEATRO

Autores/as

  • Ildisnei Medeiros da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Brasil
  • Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Brasil

Palabras clave:

Educação, Ensino de teatro, Paulo Freire

Resumen

O presente trabalho, fruto das reflexões advindas da pesquisa do Doutorado em Educação, tem como objetivo problematizar os caminhos para o planejamento de um Ensino Dialógico de Teatro, considerando o pensamento freireano em relação ao Diálogo. A investigação se desenvolve contando com a “dialogicidade” e a “abordagem problematizadora” como fundamentos epistemológicos e metodológicos mobilizadores para a construção de conhecimentos. Desse modo, os referenciais teóricos desta escrita situam-se nos trabalhos de Paulo Freire e seus interlocutores, estabelecendo relações com autores que percebem o Teatro como forma de problematização da realidade.

Biografía del autor/a

Ildisnei Medeiros da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Brasil

Doutorando em Educação (PPGEd) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016 -). Mestre em Artes Cênicas - PPGARC / UFRN pela UFRN (2014 - 2015). Especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade Potiguar - UnP (2013 - 2014), Licenciado em História pela UnP (2009 - 2012) e Graduado em Teatro pela UFRN (2011 - 2015).

Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Brasil

Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professora do Programa de Pós Graduação em Educação da UFRN, onde têm orientado teses e dissertações, coordenando projetos e grupos de pesquisa em ensino e propostas pedagógicas baseadas em Paulo Freire

Citas

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Publicado

2017-11-22

Cómo citar

SILVA, I. M. da; PERNAMBUCO, M. M. C. A. SOBRE TEATRO E REALIDADE(S): REFERENCIAIS FREIREANOS PARA UM ENSINO DIALÓGICO DE TEATRO . PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 150–164, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15502. Acesso em: 16 ago. 2024.

Número

Sección

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