O invisível como memória visível
o acontecimento fotográfico e a fabulação do real desde três fotógrafos brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2023.44839Palabras clave:
Fotografia analógica, Acontecimento fotográfico, Fabulação, Arquivo, MemóriaResumen
O presente artigo propõe discutir o acontecimento na fotografia analógica contemporânea, a partir da noção de abstração em Vilém Flusser e de uma análise das memórias vinculadas ao modo de funcionamento dos aparatos fotográficos. Os conceitos nos servem para olharmos como as obras dos fotógrafos brasileiros Claudia Andujar, Eustáquio Neves e Alice Miceli atuam como arquivos instáveis, latentes, construídos como um gesto de abstração e fabulação do real.
Citas
ALBRO, Jonas. The Cost of Our Choices: Alice Miceli’s Projeto Chernobyl at the Americas Society. Arte Fuse, 1 jan. 2020. Disponível em: https://bit.ly/2SW7i9Q. Acesso em: 14 out. 2020.
ARAÚJO, Paula Martinelli. Eustáquio Neves: sujeito fotográfico – memoria e imagen. 2018. 192 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
DELEUZE, Gilles. Lógica do Sentido. Tradução de Luiz Roberto Salinas Forte. São Paulo: Perspectiva: EDUSP, 1974.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 1998.
ERNST, Wolfgang. Media archaeography: method and machine versus history and narrative of media. In: HUHTAMO, Erkki; PARIKKA, Jussi (ed.). Media Archaeology: Approaches, Applications, and Implications. Berkeley: University of California Press, 2011. p. 239-255
ERNST, Wolfgang. Media archaeography: method and machine versus history and narrative of media. In: ERNST, Wolfgang. Digital memory and the archive. Edited and with an Introduction by Jussi Parikka. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2013. p. 55-73. Disponível em: https://djaballahcomps.files.wordpress.com/2013/06/ernst-wolfgang-digital-memory-and-the-archive-2013.pdf. Acesso em: 15 jun. 2023.
ERNST, Wolfgang. Underway to the Dual System: Classical Archives and Digital Memory. In: ERNST, Wolfgang. Digital memory and the archive. Edited and with an Introduction by Jussi Parikka. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2013. p. 81-94. Disponível em: https://djaballahcomps.files.wordpress.com/2013/06/ernst-wolfgang-digital-memory-and-the-archive-2013.pdf. Acesso em: 15 jun. 2023.
ERNST, Wolfgang. Archives in Transition: Dynamic Media Memories. In: ERNST, Wolfgang. Digital memory and the archive. Edited and with an Introduction by Jussi Parikka. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2013. p. 95-101. Disponível em: https://djaballahcomps.files.wordpress.com/2013/06/ernst-wolfgang-digital-memory-and-the-archive-2013.pdf. Acesso em: 15 jun. 2023.
ERNST, Wolfgang. Arqueologia da mídia: método e máquina versus história e narrativa da mídia. Tradução de Natália Aly. TECCGOS: Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, n. 14, p. 42-62, jul.-dez. 2016a. Disponível em: https://bit.ly/36jyirL. Acesso em: 27 set. 2020.
ERNST, Wolfgang. Chronopoetics: The Temporal Being and Operativity of Technological Media. London: Rowman & Littlefield, 2016b.
ERNST, Wolfgang. Texts and notes on media tempor(e)alities. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwjb24jamvbsAhUmHbkGHds0ApUQFjAAegQIBRAC&url=https%3A%2F%2Fwww.musikundmedien.hu-berlin.de%2Fde%2Fmedienwissenschaft%2Fmedientheorien%2Fernst-in-english%2Fpdfs%2Fmedia-time.pdf&usg=AOvVaw19lB6xOwI8xltsvOvuafuv. Acesso em: 7 out. 2020.
FABRIS, Annateresa. O desafio do olhar: fotografia e artes visuais no período das vanguardas históricas, volume I. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.
FALCI, Carlos. Condições para a construção de cibernarrativas a partir do conceito de imersão. 2007. 216 f. Tese (Doutorado em Literatura) – Programa de Pós-Graduação em Literatura, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.
FALCI, Carlos. Uma poética dos rastros com ambientes efêmeros de memória. In: GOBIRA, Pablo; MUCELLI, Tadeus. Configurações do pós-digital: arte e cultura tecnológicas. Belo Horizonte: Editora UEMG, 2017. p. 244-257. Disponível em: https://bit.ly/3jlmoBp. Acesso em: 30 set. 2020.
FATORELLI, Antônio. Do analógico ao digital: negociações e ultrapassagens. In: Dossiê: Fotografia e Audiovisual: aproximações possíveis? Ícone, v. 15, n. 2, out. 2014.
FLUSSER, Vilém. O universo das imagens técnicas. Coimbra: Annablume, 2012.
FONSECA, Márcio. Casa Memória do Filme – Eustáquio Neves: obra sobre papel abre a exposição “Memória do Filme”, com obras inéditas do renomado fotógrafo Eustáquio Neves. ArtArte, 27 abr. 2018. Disponível em: https://bit.ly/3iX3jEJ. Acesso em: 14 out. 2020.
GALERIA: MEMÓRIA DO Filme, de Eustáquio Neves. About Light, 26 abr. 2018. Disponível em: https://bit.ly/3lYkOGL. Acesso em: 14 out. 2020.
HORN, Evelyse Lins. Fotografia-expressão: a fotografia entre o documental e a arte contemporânea. XI Prêmio Funarte de Fotografia 2010, 2010. Disponível em: https://bit.ly/3l0BPzh. Acesso em: 28 set. 2020.
KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. Tradução de Beatriz Perrone-Moisés. Prefácio de Eduardo Viveiros de Castro. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
LOMBARDI, Kátia Hallak. Fotografias de conflito: o que permanece? Discursos fotográficos, Londrina, v. 7, n. 11, p. 13-32, jul./dez. 2011.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. Tradução de C. A. de Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
MICELI, Alice. Sem entrada e sem saída: o diário de viagem da fotógrafa Alice Miceli rumo a Chernobyl. Revista de Fotografia Zum, 11 jul. 2018. Disponível em: https://revistazum.com.br/radar/alice-miceli-chernobyl/. Acesso em: 14 out. 2020.
MICELI, Alice; LAVIGNE, Nathalia. Radiação, campos minados e epidemias: a artista Alice Miceli investiga espaços atravessados pelo invisível. Revista de Fotografia Zum, 29 maio 2020. Disponível em: https://revistazum.com.br/zum-quarentena/entrevista-alice-miceli/. Acesso em: 14 out. 2020.
MICELI, Alice. Paisagens misteriosas: Alice Miceli entrevistada por Louis Bury. Bomb Magazine, 9 jan. 2020. Disponível em: https://bombmagazine.org/articles/uncanny-landscapes-alice-miceli-interviewed/. Acesso em: 15 dez. 2020.
NEVES, Eustáquio. In: Exposição Memória do Filme. Chicken or pasta, 2018. Disponível em: https://chickenorpasta.com.br/guia-fim-de-semana/as-boas-do-mes-de-julho-em-belo-horizonte/para-inspirar. Acesso em: 7 jun. 2023.
NOGUEIRA, Thyago (org.). Claudia Andujar: a luta Yanomami. 2. ed. São Paulo: Instituto Moreira Sales, 2019.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Ed. da Unicamp, 2007.
SOARES, Francisco; CRUZ, Maria Teresa. Estórias Portugal-África: concepção de um espaço digital de partilha. Media e Jornalismo, v. 16, n. 29, p. 27-42, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.14195/2183-5462_29_2. Acesso em: 27 set. 2020.
SOARES, Lílian. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. Resenha do texto de André Rouillé (São Paulo: Editora SENAC, 2009). Revista Poiésis, n. 15, p. 243-246, jul. 2010. Disponível em: http://www.poiesis.uff.br/PDF/poiesis15/Poiesis_15_Fotografia.pdf. Acesso em: 20 set. 2020.
SORREL, Charlie. Blind Camera Takes Photos From Other Side of the World. Wired, 3 maio 2010. Disponível em: https://bit.ly/31no46H. Acesso em: 14 out. 2020.
SPIEKER. Sven. The Big Archive: Art from Bureaucracy. Cambridge: MIT Press, 2008. p. 131-192. Disponível em: https://bit.ly/3dVTxl8. Acesso em: 25 out. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Bárbara Lissa, Maria Vaz, Carlos Falci, Bruni Emanuele Fernandes
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo la Licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista;
- Los autores pueden celebrar contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicar en un repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Se permite y anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado.
- Es responsabilidad de los autores obtener permiso escrito para utilizar en sus artículos materiales protegidos por la ley de derechos de autor. La Revista PÓS no se hace responsable de las violaciones de los derechos de autor de sus colaboradores.