Retratos fantasmas e outros retratos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.51689

Palabras clave:

Fotografia, Cinema, Literatura, Memória

Resumen

O impacto narrativo da fotografia surge como argumento fundamental e presença temática estruturante, em relação ao conteúdo e ao sentido, em obras de diversos gêneros no cinema e na literatura, como pode ser verificado em destaque nos filmes Blow-Up, Retratos fantasmas, Elena e Aftersun. O objetivo deste artigo é ressaltar um percurso crítico acerca das obras citadas em sua singularidade e seus modos de composição, analisando a especificidade da imagem fotográfica em sua relação com questões teóricas e cognitivas sobre presença e ausência, memória e esquecimento, considerando seus efeitos disruptivos e os conceitos de fotoliteratura, de autoficção e de metaficção.

Biografía del autor/a

José Antônio Orlando, Universidade Federal de Minas Gerais / FALE Doutorando

Jornalista e professor, graduado em Comunicação 
Social pela FACOM/UFJF, doutorando e mestre pela FALE/UFMG

Citas

ANDRADE, Ana Lúcia. Cinema – Metalinguagem – Espectador. In: ANDRADE, Ana Lúcia. O filme dentro do filme: a metalinguagem no cinema. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999. p. 65-73.

BENJAMIN, Walter. A imagem de Proust. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política:

ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1985. p. 36-49. (Obras escolhidas, 1).

BENJAMIN, Walter. Passagens. Organização de Willi Bolle e Olgária Matos. Tradução de Irene Aron e

Cleonice Rainho. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo,

BOUSFIHA, Jihane. For Charlotte Wells, Memory Is an “Inexplicable” Part of Aftersun. W Magazine,

Oct. 2022. Disponível em: https://www.wmagazine.com/culture/aftersun-movie-directorcharlotte-wells-interview-2022. Acesso em: 21 fev. 2024.

CORTÁZAR, Julio. As babas do diabo. In: CORTÁZAR, Julio. As armas secretas. Tradução de Eric Nepomuceno. Rio de Janeiro: José Olympio, 1994. p. 133-159.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo: comentários sobre a sociedade do espetáculo. Tradução

de Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tocam o real. Tradução de Patrícia Carmello e Vera

Casa Nova. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, v. 2, n. 4, p. 206-219,

DIDI-HUBERMAN, Georges. Devolver uma imagem. In: ALLOA, Emmanuel (org.). Pensar a imagem.

Tradução de Carla Rodrigues. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p. 205-225.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tomam posição. Tradução de Cleonice Paes Barreto

Mourão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Passados citados por Jean-Luc Godard. Tradução de Vera Casa Nova e

Márcia Arbex. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2023.

DOUBROVSKY, Serge. O último eu. In: NORONHA, Jovita Maria Gerheim (org.). Ensaios sobre a autoficção. Tradução de Jovita Maria Gerheim Noronha e Maria Inês Coimbra Guedes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. p. 111-126.

EBERT, Roger. Great Movies: “Peeping Tom”. RogerEbert.com, 2 maio 1999. Disponível em:

https://www.rogerebert.com/reviews/great-movie-peeping-tom-1960. Acesso em: 21 fev. 2024.

HUTCHEON, Linda. Poéticas do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Tradução de Ricardo Cruz.

Rio de Janeiro: Imago, 1991.

JAMESON, Fredric. As marcas do visível. Tradução de Ana Lúcia de Almeida Gazolla et al. Rio de Janeiro: Graal, 1995.

LECARME, Jacques. Autoficção: um mau gênero? In: NORONHA, Jovita Maria Gerheim (org.). Ensaios

sobre a autoficção. Tradução de Jovita Maria Gerheim Noronha e Maria Inês Coimbra Guedes. Belo

Horizonte: Editora UFMG, 2014. p. 67-110.

MICCHICCHÉ, Lino. Antonioni visto por Antonioni. In: APRÁ, Adriano (org.). Aventura Antonioni.

Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil: Ministério da Cultura, 2017. p. 55-63.

MONTIER, Jean-Pierre. De la photolittérature. In: MONTIER, Jean-Pierre (org.). Transactions photolittéraires. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2015. p. 11-61.

ORLANDO, José Antônio. Retratos do invisível: revelações da fotografia em Edgar Allan Poe, Machado de Assis e Julio Cortázar. 2022. 242 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, 2022.

RISTOW, Fabiano. Petra Costa faz retrato da irmã morta precocemente em documentário. O Globo,

maio 2013. Disponível em: https://oglobo.globo.com/cultura/petra-costa-faz-retrato-afetivo-dairma-morta-precocemente-em-documentario-8343197. Acesso em: 21 fev. 2024.

SANTAELLA, Lucia; NÖTH, Winfried. Semiótica da fotografia. In: SANTAELLA, Lucia; NÖTH, Winfried.

Imagem: semiótica, cognição, mídia. São Paulo: Editora Iluminuras, 1998. p. 107-114.

SONTAG, Susan. Ensaios sobre a fotografia. Tradução de Joaquim Paiva. Rio de Janeiro: Arbor, 1981.

SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. Tradução de Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia

das Letras, 2003.

SONTAG, Susan. Regarding The Torture of Others. The New York Times, 23 May 2004. Disponível em:

https://www.nytimes.com/2004/05/23/magazine/regarding-the-torture-of-others.html. Acesso em:

fev. 2024.

SONTAG, Susan. Ao mesmo tempo: ensaios e discursos. Tradução de Rubens Figueiredo. São Paulo:

Companhia das Letras, 2008.

Publicado

2024-10-21

Cómo citar

ORLANDO, J. A. Retratos fantasmas e outros retratos. PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 14, n. 32, p. 489–512, 2024. DOI: 10.35699/2238-2046.2024.51689. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/51689. Acesso em: 28 oct. 2024.

Número

Sección

Artículos - Sección abierta