Soumissions

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Liste de vérification de la soumission

En tant que partie intégrante du processus de soumission, les auteurs doivent s'assurer de la conformité de leur soumission avec tous les éléments suivants, et les soumissions peuvent être retournées aux auteurs qui ne sont pas conformes à ces directives.


  • [IMPORTANTE] Todos os tipos de contribuição (artigos, resenhas, entrevistas, traduções, escritos de artista e ensaios visuais) devem observar estritamente as normas descritas nas Diretrizes para Autores, inclusive as regras relativas ao envio de imagens (conferir nas diretrizes para autores o item "Detalhamento sobre a formatação de imagens"). Submissões fora das normas serão rejeitadas.

     

  • O arquivo da submissão está em formato LibreOffice ou Microsoft Word.

     

  • Todos os textos são submetidos a revisão ortográfica, gramatical e estilística. A equipe editorial se reserva o direito de não publicar artigos cuja reformulação desconsidere as sugestões do revisor sem justificação razoável.

     

  • Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC. Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.

     

  • A submissão está em um dos seguintes idiomas: português, espanhol, inglês, Italiano e francês.

     

  • Serão considerados artigos submetidos apenas os que cumprirem todas as normas gerais aqui descritas.

Directives aux auteurs

Artigos

1 Normas gerais

  • Os artigos enviados para publicação devem ser originais e inéditos, não sendo permitida sua apresentação/publicação/postagem simultânea em outro periódico, mídia, rede social ou qualquer outro meio;
  • Após prévia avaliação dos Editores, os artigos são submetidos aos pareceristas ad hoc (em sistema de avaliação duplo-cego por pares, feita por no mínimo dois pareceristas), que podem aceitar, recusar ou sugerir alterações ao autor;
  • Os artigos submetidos com múltipla autoria são revisados com o entendimento de que todos os autores listados estão de acordo com a submissão e que a versão final do artigo foi vista e aprovada por todos os coautores;
  • Somente serão aceitos artigos de autoria individual de doutorando(as) ou doutores(as). Mestrando(as) ou Mestres(as) que desejem publicar devem fazê-lo em coautoria com um(a) doutor(a). Graduando(a), graduado(a) ou especialista (com título de especialização) não pode submeter artigos, nem mesmo quando estiver em coautoria de um(a) doutor(a);
  • Serão aceitos textos em português, inglês, francês, espanhol e italiano;
  • O texto deverá vir devidamente revisado pelo autor. A comissão editorial reserva-se o direito de fazer nova revisão e de fazer as alterações necessárias. Textos que apresentem problemas de forma, estilo e/ou adequação aos padrões da revista serão rejeitados.
  • Cada autor/autora só pode publicar um texto por ano na PÓS, independente de suas seções.

2 Formatação

  • Os artigos devem ser submetidos em formato LibreOffice (.odt) ou Word (.docx) usando fonte Times New Roman, corpo 12. Os parágrafos devem ser justificados e com entrelinhas em espaço 1,5. As páginas devem ser em formato A4, com margens superiores e inferiores de 2,5 cm, e margens laterais de 3 cm. Os textos não devem exceder o número de palavras correspondente ao tipo de contribuição;
  • Os artigos devem ter entre 4.000 e 10.000 palavras (do título às referências) e, no máximo, sete (7) imagens;
  • No cabeçalho do artigo deve ser indicado o título sem qualquer menção à autoria, haja vista a avaliação cega por pares. Atentar para os metadados que registram a autoria nas propriedades do documento. Para remover essas informações no LibreOffice, siga as instruções da documentação oficial. Para o Word, siga as instruções da Microsoft. Esses dados devem ser informados exclusivamente nos campos específicos do formulário para envio da submissão;
  • Todas as informações de autoria e instituição/afiliação (Departamento, Faculdade e Universidade na qual leciona ou realiza pós-graduação) devem ser preenchidas corretamente no campo “autoria/metadados” deste sistema de submissão (OJS) e não devem ultrapassar o limite de 120 palavras;
  • A estrutura dos artigos deverá obedecer rigorosamente à seguinte ordem:
    • Título na língua original do texto;
    • Título traduzido para duas línguas estrangeiras (português, inglês, francês, espanhol e italiano);
    • Resumo no idioma original do texto do artigo com o emprego do verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular; destaque para o objetivo, método, resultados e conclusões do artigo; uso de frases concisas em parágrafo único que não ultrapasse 120 palavras;
    • Resumo traduzido para as outras duas línguas estrangeiras escolhidas. A palavra RESUMO (ou correspondente no idioma original do artigo: ABSTRACT, RESUMEN, RÉSUMÉ, RIASSUNTO) deve ser redigida em letra maiúscula, seguida de dois pontos e em negrito;
    • Um conjunto de palavras-chave, no mínimo 3 e no máximo 5, que identifique o conteúdo do artigo. A expressão Palavras-chave (ou correspondente no idioma original do artigo: Keywords, Palabras clave, Mots-clés, Parole chiave) deve vir abaixo do resumo, destacada em negrito e seguida de dois pontos. O conjunto das palavras-chave deve vir separadas entre si por ponto. No caso de artigos em língua estrangeira, o resumo e as palavras-chave devem ser seguidos obrigatoriamente de resumo e  palavras-chave em português e, em seguida, outro idioma a escolha do autor (inglês, espanhol, italiano e francês);
    • Introdução
    • Desenvolvimento (títulos das seções com terminologia a critério do autor)
    • Considerações finais (com terminologia a critério do autor)
    • Referências
  • Os termos em idiomas diferentes do idioma do texto devem ser grafados em itálico;
  • No corpo do texto, títulos de obras (pintura, escultura, filmes, vídeos etc.) devem vir em itálico. Já títulos de exposições, devem vir entre aspas;
  • Siglas, quando mencionadas pela primeira vez no texto, devem ser indicadas entre parênteses e serem precedidas do nome por extenso;
  • Notas explicativas devem aparecer como Nota de rodapé, com numeração arábica contínua ao longo do texto.

3 Citações

As citações devem obedecer à NBR 10520 (ABNT, 2023) e ao sistema de chamada autor-data.

  • Indica-se o sobrenome do autor (ou instituição responsável) seguido da data e a página da citação:
    • quando o sobrenome do autor (ou instituição responsável) estiver incluído no texto: indicá-lo apenas com a primeira letra maiúscula e abrir parênteses para mencionar data e página consultada;
    • quando o sobrenome do autor (ou instituição responsável) não fizer parte integrante do texto: indicá-lo entre parênteses seguido da data e página consultada.
  • Citações diretas: transcrição exata do texto de outros autores. As citações diretas de até três linhas devem estar entre aspas duplas; citações diretas com mais de três linhas devem apresentar recuo à esquerda de 2 cm, fonte com corpo 11, espaçamento 1 entre linhas, sem uso de aspas.

    Para De Certeau (2013, p. 64), a história seria “uma arte de discorrer que apagaria, pudicamente, vestígios de um trabalho”.

    “Chora-se, ri-se, participa-se à vontade e sente-se assim em comunhão com a totalidade do corpo social” (Maffesoli, 2005, p. 122).

  • Citações indiretas: reprodução de ideias de outros autores utilizando novas palavras. 

    Cecília Salles (2006) nos apresenta o interessante conceito de redes de criação.

    Sobretudo se considerarmos que o humano sempre desenvolveu conhecimento em simbiose com a tecnologia, da elaboração dos primeiros livros aos e-books contemporâneos (Lemos; Di Felice, 2014), da arte rupestre à net-arte.

  • Citação de citação: reprodução de informação citada por outros autores sem que se tenha o acesso ao documento original citado.

    Sobre a forma como as relações entre artistas e os diferentes públicos podem se dar, encontramos nas noções do “artista como antropólogo”, de Joseph Kosuth (1975 apud Johnstone, 2008, p. 182-184).

    “(...) nenhum pintor coloque sua mão no pincel a não ser Piero” (Baxandall, 1972, p. 20 apud Becker, 1982, p.16).

  • Intervenções praticadas nas citações:
    • Para suprimir partes de uma citação: usar reticências entre colchetes [...]
    • Para acrescentar comentários na citação: indicar essa informação entre colchetes [  ]
    • Para destacar parte da citação: utilizar negrito na expressão a ser enfatizada e informar grifo nosso. (Autor, 2017, p. x, grifo nosso)
  • Para dados resultantes de informação recebida em palestras e debates, indicar entre parênteses (informação verbal) e mencionar os dados em Nota de rodapé;
  • Para dados oriundos de trabalhos em fase de elaboração, indicar entre parênteses (em fase de elaboração) e mencionar os dados em Nota de rodapé;
  • Citação de várias obras de um mesmo autor publicadas no mesmo ano: acrescentar letra minúscula sequencial logo após a data e sem uso de espaço. Autor (2020, 2020b) ou (Autor, 2020a, 2020b);
  • Citação de várias obras de um mesmo autor publicadas em anos diferentes: separar ano por vírgula. Autor (2013, 2016, 2020) ou (Autor, 2013, 2016, 2020);
  • Citação de obras de diferentes autores: indicá-los em ordem alfabética seguido da data e separados entre si por ponto-e-vírgula. (Autor1, 1979; Autor2, 2020);
  • Citação em língua estrangeira diferente da língua em que se redige o texto deverá estar traduzida e com a indicação tradução nossa. (Autor, 2020, p. x, tradução nossa).

4 Formatação de imagens

  • Os autores devem providenciar as imagens que queiram incluir em seus textos;
  • A revista não se responsabiliza pela obtenção do copyright de imagens;
  • Os autores devem obrigatoriamente citar a imagem no corpo do texto indicando-a pela abreviatura (fig. X) o mais próximo possível da localização da figura;
  • As legendas de imagens dispostas ao longo do texto devem ser apresentadas abaixo da imagem, obedecendo ao seguinte padrão:
    • Fig. (número em ordem crescente). Legenda da imagem. Fonte: (indicar aqui a autoria, endereço eletrônico, etc.)
  • As imagens devem estar em .jpeg ou .png e com resolução de 72 dpi;
  • Todas as imagens, seguindo as especificações indicadas acima, devem ser anexadas no momento de submissão como “documento suplementar” na plataforma OJS.

5 Referências

As referências devem seguir às recomendações da NBR 10520 (ABNT, 2023) e serem listadas no final do texto sob o título Referências (não devem vir em Nota de rodapé), representadas com espaçamento simples, alinhadas à margem esquerda e separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples.

  • Obras com quatro (4) ou mais autores convém incluir todos os nomes; pode-se também indicar apenas o nome do primeiro autor seguido da expressão et al;
  • Para todos os documentos online deverá ser indicado o endereço eletrônico e a data de acesso no final da referência;
  • Quando na lista de referências for apresentada mais de uma obra do mesmo autor, deve-se repetir sobrenome e prenome ao invés de utilizar traços.

 

  • Livros:
    SOBRENOME, Nome. Título do livro em negrito: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Cidade da publicação: Editora, Ano. ISBN (opcional)
  • E-books:
    SOBRENOME, Nome. Título do e-book em negrito: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Cidade da publicação: Editora, Ano. E-book.
  • Capítulos de livros:
    SOBRENOME, Nome do autor do capítulo. Título do capítulo: subtítulo (se houver). In: SOBRENOME, Nome do organizador do livro (org.). Título do livro em negrito: subtítulo (se houver). Cidade da publicação: Editora, Ano, p. inicial-final do capítulo.
  • Artigos de periódico em meio eletrônico:
    SOBRENOME, Nome do autor do artigo. Título do artigo: subtítulo (se houver). Título do periódico em negrito: subtítulo (se houver), Cidade da publicação, v., n., p. inicial-final do artigo, mês abreviado ano da publicação. DOI: http:/dx.doi.org/10.xxxxx/xxxxx (opcional). Disponível em: http://www.enderecocompletododocumento. Acesso em: dia mês abreviado e ano.
  • Trabalhos apresentados em eventos:
    SOBRENOME, Nome do autor. Título do trabalho: subtítulo (se houver). In: NOME DO EVENTO EM LETRAS MAIÚSCULAS, Nº., Ano, Cidade de realização. Título da publicação: subtítulo (se houver). Cidade da publicação: Editora, Ano. p. inicial-final do trabalho.
  • Teses e dissertações:
    SOBRENOME, Nome. Título da tese/dissertação em negrito: subtítulo (se houver). Orientador: Nome do orientador (opcional). Ano de apresentação. Nº total de folhas/páginas. Tese/ Dissertação (Doutorado/Mestrado em Área de concentração X) – Nome da Faculdade ou Escola, Nome da Universidade, Cidade, Ano da defesa.
  • Catálogos de exposição:
    SOBRENOME, Nome do artista. Título do catálogo em negrito: subtítulo (se houver). Edição. Cidade da publicação: Editora, Ano. Catálogo de exposição, dia inicial-final mês abreviado e ano da exposição, Local de realização da exposição.

    PRENOME do artista em letras maiúsculas seguido do sobrenome (quando o nome do artista for o título do catálogo). Edição. Cidade da publicação: Editora, Ano. Catálogo de exposição, dia inicial-final mês abreviado e ano da exposição, Local de realização da exposição.

    TÍTULO DA MOSTRA/BIENAL/SALÃO EM LETRA MAIÚSCULA, Nº., Ano, Cidade de realização. Cidade da publicação: Editora, ano. Total de páginas. Catálogo de exposição.
  • Correspondências (bilhete, carta, cartão):
    SOBRENOME, Nome do remetente. [Correspondência]. Destinatário: Nome do destinatário (se houver). Cidade, dia mês abreviado e ano. 1 cartão pessoal.
  • Filmes e vídeos:
    TÍTULO do filme com as iniciais em letra maiúscula. Direção: Nome do diretor ou produtor. Cidade da publicação: Editora, Ano. 1 disco blu-ray (00 min).
  • Documentos iconográficos (pintura, desenho, gravura, fotografia etc.):
    SOBRENOME, Nome do artista. Título da pintura/desenho/gravura/fotografia. Ano da concepção da arte. Especificações do suporte (1 gravura / 5 postais / 2 fotografias etc.).
  • Esculturas:
    SOBRENOME, Nome do autor criador. Título da escultura. Cidade: Produtor ou fabricante, Ano. 1 escultura variável.
  • Programas de espetáculos:
    NOME DA COMPANHIA EM LETRA MAIÚSCULA. Título do espetáculo de dança/teatro/música/circo ou outro. Direção: Nome do diretor. Cidade da publicação: Editora, Ano. Prospecto.
  • Leis e decretos em meio eletrônico:
JURISDIÇÃO OU ÓRGÃO LEGISLADOR. Título da lei ou decreto. Ementa transcrita conforme publicada e suprimida se muito extensa com uso de [...]. Cidade da publicação: Editor, Ano da publicação. Disponível em: http://www.enderecocompletododocumento. Acesso em: dia mês abreviado e ano.

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Ensaios Visuais

Os Ensaios Visuais devem decorrer de pesquisas artísticas consolidadas e ser especialmente concebidos para a publicação na Revista PÓS. Esta seção tem como enfoque trabalhos nos quais as imagens desempenham um papel central, não se limitando a ilustrar um texto (se presente), mas ampliando e complexificando seu significado.

  • As imagens e eventuais textos precisam ser formatados para a publicação, de modo que a apresentação seja diagramada no formato da revista (A4), com um limite máximo de 15 páginas. A submissão deve ser feita em arquivo PDF aberto, permitindo a inserção de comentários pelos pareceristas. Caso aprovado, serão incluídas páginas com informações obrigatórias ao início e ao final do Ensaio Visual, diagramadas conforme o padrão da Revista PÓS.  
  • Caso haja citações, estas devem seguir as normas da ABNT. 
  • Todas as publicações da Revista PÓS contam com o registro de DOI, sendo obrigatória a inclusão de resumo e palavras-chave em três idiomas, podendo ser escolhidos entre português, espanhol, inglês, francês e italiano.
  • Os Ensaios Visuais são submetidos a avaliação duplo-cega por pares, realizada por um parecerista. 

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Escritos de Artistas

Esta seção é dedicada à escrita experimental de artistas brasileiros e internacionais. Os textos devem ter até 6.000 palavras e podem ser precedidos de uma introdução de até 2.000 palavras. Devem apresentar título na língua original do texto; título traduzido para duas línguas estrangeiras (português, inglês, francês, espanhol ou italiano); resumo no idioma original do texto; resumo traduzido para as outras duas línguas estrangeiras escolhidas; um conjunto de palavras-chave (no mínimo 3 e no máximo 5) inserido após cada um dos resumos em seus respectivas idiomas.

Os Escritos de Artistas são submetidos a avaliação duplo-cega por pares, realizada por um parecerista.

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Resenhas

As resenhas devem abordar publicações nacionais e estrangeiras lançadas nos últimos 24 meses. Devem ter até 2.500 palavras, apresentar um título breve e a ficha técnica completa da obra resenhada. As citações devem vir acompanhadas do respectivo número de página. 

Excetuando o exposto, as resenhas devem seguir as demais normas de submissão de artigos devendo, portanto, apresentar título na língua original do texto; título traduzido para duas línguas estrangeiras (português, inglês, francês, espanhol ou italiano); resumo no idioma original do texto; resumo traduzido para as outras duas línguas estrangeiras escolhidas; um conjunto de palavras-chave (no mínimo 3 e no máximo 5) inserido após cada um dos resumos em seus respectivas idiomas; Introdução; Desenvolvimento (com títulos das seções com terminologia a critério do autor); Considerações finais e Referências. (Consultar Diretrizes para autores - artigos)

As Resenhas são submetidas a avaliação duplo-cega por pares, realizada por um parecerista.

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Entrevistas

As entrevistas obedecem à forma pergunta-resposta e não devem ultrapassar 8.000 palavras. Indicar data da entrevista. Excetuando o exposto, as entrevistas devem seguir as demais normas de submissão de artigos devendo, portanto, apresentar título na língua original do texto; título traduzido para duas línguas estrangeiras (português, inglês, francês, espanhol ou italiano); resumo no idioma original do texto; resumo traduzido para as outras duas línguas estrangeiras escolhidas; um conjunto de palavras-chave (no mínimo 3 e no máximo 5) inserido após cada um dos resumos em seus respectivas idiomas; Introdução; Desenvolvimento (com títulos das seções com terminologia a critério do autor); Considerações finais e Referências (a critério do autor). (Consultar Diretrizes para autores - artigos)

As Entrevistas são submetidas a avaliação duplo-cega por pares, realizada por um parecerista.

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Traduções

As traduções serão avaliadas segundo a importância e pertinência do texto traduzido, cuja língua original deve ser diferente das aceitas para submissão neste periódico e devem ter, no máximo, 9.000 palavras. No mais, seguem as normas dos artigos. Devem também vir acompanhadas de autorização do autor e do original do texto. (Consultar Diretrizes para autores - artigos)

As Traduções são submetidas a avaliação duplo-cega por pares, realizada por um parecerista.

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Questões não abordadas nestas diretrizes devem ser encaminhadas para revistapos.ppga@gmail.com

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.