Papa Kasper et Elena
la recherche de l’autre (et de vous-même) dans les documentaires personnels de Lea Glob et Petra Costa
DOI :
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.36154Mots-clés :
Documentaire de recherche, Documentaire personnel, Les dossiers familiaux, MémoireRésumé
Cet article examine le court-métrage Encontro com papai Kasper Cartola (Lea Glob, 2011), en dialogue avec les longs métrages Elena (Petra Costa, 2009) et Olmo et la mouette (Petra Costa et Lea Glob, 2015). Il observe des similitudes entre les films personnels des deux cinéastes et l’importance des éléments constitutifs, tels que la recherche de l’autre et d’eux-mêmes; l’utilisation d’images et d’autres dossiers familiaux, tels que des lettres, des journaux intimes et des effets personnels; la visite d’espaces dotés d’une pertinence affective; et la reconstruction progressive de la mémoire. Cette analyse est basée sur des études sur le cinéma (BERNARDET, 2014; LINS; REZENDE, 2010; MATTOS, 1997; MÉRCIA, 2013; ODIN, 2008), récit (BAKHTIN, 1997; ECO, 1994; ROIS; LOPES, 1988) et ses écrits (ALBERCA, 2010; LEJEUNE; 2014).
Références
ALBERCA, Manuel. Las hijas de Ana Frank. Diarios íntimos y adolescência. Revista de Filología y Lingüística de la Universidad de Costa Rica, v. 36 , n. 2, p. 9-25, 2010. Disponível em: http://revistas.ucr.ac.cr/index.php/filyling/article/view/1101. Acesso em: 15 jan. 2017.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Resíduo. In: ANDRADE, Carlos Drummond de. A rosa do povo. 21. ed. Rio de Janeiro: Record, 2000. p. 92-95
BAKHTIN, Mikhail. A autobiografia e a biografia. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1997. p. 164-181.
BERNARDET, Jean-Claude. Documentários de busca: 33 e Passaporte Húngaro. In: MOURÃO, Maria Dora; LABAKI, Amir (orgs.). O cinema do real. 1. ed. Cosac Naify Portátil 26. São Paulo: Cosac Naify, 2014. p. 209-230.
COSTA, Petra; ZISKIND, Carolina. Elena. Roteiro. Busca Vida Filmes. 2013. Disponível em: http://www.elenafilme.com/roteiro/. Acesso em: 5 jan. 2015.
ECO, Umberto. Seis passos no bosque da ficção. Tradução de Hildegard Feist. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
ELENA. Direção: Petra Costa. Produção: Busca Vidas. Roteiro: Petra Costa e Carolina Ziskind. Brasil, SP/MG, 2013. 1 DVD (82min), son., color., 35mm.
ENCONTRO com papai Kasper Cartola (Modet med min far Kasper Hojhat). Direção: Lea Glob. 2011. (28 min.), son., color.
LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à internet. Tradução de Jovita Maria Gerheim Noronha; Maria Inês Coimbra Guedes. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
LINS, Consuelo; REZENDE, Luiz Augusto. O audiovisual contemporâneo e a criação com imagens de arquivo. In: FABRIS, Mariarosaria; SOUZA, Gustavo; FERRARAZ, Rogério; MENDONÇA, Leandro; SANTANA, Gelson (orgs.). Estudos de cinema e audiovisual Socine. São Paulo: Socine, 2010. p. 587-598.
MATTOS, Carlos Alberto. Impressões de Amsterdam. Revista Cinemais – Revista de cinema e outras questões audiovisuais, Rio de Janeiro, n. 88, set./out. 1997. p. 103-112.
MÉRCIA, Rúbia. Filmes-carta por uma (outra) estética do encontro. In: MÉRCIA, Rúbia (org.). Filmes-carta: por uma estética do encontro. Catálogo. Rio de Janeiro: Caixa Cultural, 2013. p. 6-10.
ODIN, Roger. El film familiar como documento. Enfoque semiopragmático. Arquivos de la filmoteca, Después de lo real - periferias (cont.) y teorizar desde la práxis, Valencia, v. 2, n. 58, out. 2007/fev. 2008. p. 197-217.
OLMO e a gaivota. Direção: Petra Costa; Lea Glob. Produção: Busca Filmes, Zentropa Entertainments; O som e a fúria. Coprodução: Epicentre Films; Film I Väst, Zentropa International Sweden. Brasil/Dinamarca/Portugal/França, 2015. 1 DVD (82min), color.
OLMO e a gaivota – bate-papo com a equipe. Festival do Rio 2015. 8 nov. 2015. CineEncontro. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7_sJrvJii9M. Acesso em: 23 nov. 2016.
REIS, Carlos; LOPES, Ana Cristina M. Dicionário de teoria narrativa. São Paulo: Ática, 1988.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Suéllen Rodrigues Ramos da Silva, Luiz Antonio Mousinho 2022
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.