O programa “Roda Viva” e algumas memórias de outrora

Ana Mae Barbosa e o novo paradigma pós-modernista de Arte/Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.38934

Palavras-chave:

Educomunicação, Arte/Educação, Ana Mae Barbosa, Programa Roda Viva, Memórias

Resumo

Enquanto a Arte/educação modernista liberou o ensino do fazer Arte tradicionalista, o movimento pós-moderno foi refletido e inserido dentro do campo da educação como uma epistemologia que passou a nortear a aprendizagem dos educandos, enfatizando não somente mais os fatores endógenos, afeitos ao modernismo, mas também os fatores exógenos. Partindo de tal pressuposto, o presente artigo visa salientar e defender a ideia de que o programa “Roda Viva” exibido em 1998 e disponível no YouTube como memória registrada, tendo a participação de Ana Mae Barbosa e diversos convidados, foi uma forma cabal de confirmar a passagem do movimento modernista para o pós-modernista, evidenciando não somente mais um único meio democrático como parte fundante na transmissão do saber, no entanto inserindo também o audiovisual como elemento pertencente à esse novo tipo de ensino, além de comprovar a necessidade premente  de tal mídia na formação continuada do Arte/Educador.

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Publicado

2022-12-19

Como Citar

PEREIRA, I. dos S. O programa “Roda Viva” e algumas memórias de outrora: Ana Mae Barbosa e o novo paradigma pós-modernista de Arte/Educação. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 12, n. 26, p. 267–294, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.38934. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/38934. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos