Um país e uma cidade
imigrantes brasileiros no cinema japonês do século XXI
DOI :
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.41167Mots-clés :
Cinema japonês, espaço cinematográfico, imigração, montagemRésumé
Os filmes The City of Lost Souls (2000) de Takashi Miike e Peixinho mágico (2012) de Shōhei Shiozaki têm em comum o tema da vida dos brasileiros no Japão. Ambos foram realizados por diretores japoneses em momentos distintos do contexto da imigração brasileira que ocorre no país desde 1990. Mas apesar de compartilharem um mesmo tema, os filmes apresentam visões estéticas diferentes, que levam a entendimentos contraditórios sobre a convivência entre japoneses e brasileiros no Japão. Este artigo discute como o uso de planos gerais e a continuidade espacial nesses dois filmes expressam essas visões. Os planos gerais são um ponto de partida para a identificar a localização das cenas e ações nos filmes. O objetivo é demonstrar como a construção do espaço diegético e da continuidade espacial proporcionada pela montagem passa a ser constituinte do tipo de relação representada entre estrangeiros e nativos nos filmes. A análise é realizada com base nos espaços representados, suas características históricas e culturais e algumas das implicações políticas dessas representações.
Références
ALDOUS, Christopher. 'Mob rule' or popular activism? The Koza riot of December 1970 and the Okinawan search for citizenship. In: HOOK, Glenn D.; SIDDLE, Richard (Ed.). Japan and Okinawa: Structure and subjectivity. Londres, Nova York: Routledgecurzon, 2003. p. 148-166.
AMANCIO, Tunico. O Brasil dos gringos: Imagens no Cinema. Niterói: Intertexto, 2000.
BORDWELL, David. The way Hollywood tells it: story and style in modern movies. Berkeley e Los Angeles: University Of California Press, 2006.
BORDWELL, David; THOMPSON, Kristin; SMITH, Jeff. Film art: an introduction. Nova York: Mcgraw-hill Education, 2017.
BRUNO, Giuliana. Atlas of Emotion: journeys in art, architecture and film. Nova York: Verso, 2018.
CORDARO, Madalena Hashimoto. Mitate: A retórica japonesa da repetição renovada. Ars (são Paulo), São Paulo, v. 11, n. 21, p.44-60, 2013.
DOANE, Mary Ann. The Close-Up: scale and detail in the cinema. Differences, [S.L.], v. 14, n. 3, p. 89-111, 1 jan. 2003. Duke University Press. http://dx.doi.org/10.1215/10407391-14-3-89.
GEROW, Aaron. The homelessness of style and the problems of studying Miike Takashi. Revue Canadienne d'études cinématographiques / Canadian journal of film studies, Ottawa, v. 18, n. 1, p.24-43, 22 set. 2009.
HALL, John Whitney. Japan: From Prehistory to Modern Times. Tóquio: Tuttle Publishing, 1971.
ISHI, Angelo. Reflexões sobre os 20 anos do Movimento "Dekassegui": A Perspectiva de um Brasileiro Radicado no Japão. In: Fundação Alexandre de Gusmão (Ed.). 20 anos dos brasileiros no Japão. Brasília: Funag, 2010. p. 11-20.
JAMESON, Fredric. Postmodernism or, the cultural logic of capitalism. 2. ed. Londres, Nova York: Verso, 1991.
KAWAMURA, Lili Katsuco. Para onde vão os brasileiros?: Imigrantes brasileiros no Japão. Campinas: Editora da Unicamp, 1999.
KISHIMOTO, Alexandre; HIKIJI, Rose Satiko Gitirana. Nikkeis no Brasil, dekasseguis no Japão: identidade e memória em filmes sobre migrações. Revista Usp, [s.l.], n. 79, p.144-164, 1 set. 2008. Universidade de Sao Paulo Sistema Integrado de Bibliotecas - SIBiUSP. p. 144-164.
KO, Mika. Japanese cinema and otherness: nationalism, multiculturalism and the problem of Japaneseness. Abingdon: Routledge, 2010.
LESSER, Jeffrey et al. Searching for home abroad: Japanese Brazilians and transnationalism. Durham, Londres: Duke University Press, 2003.
MELLO, Cecília. The Cinema of Jia Zhangke: realism and memory in chinese film. Londres e Nova York: Bloomsbury Academic, 2019.
PUDOVKIN, V. I.. Film technique and film acting. Nova York: Grove Press, 1958. Traduzido e editado por Ivor Montagu.
WILLIAMS, Tony. Takashi Miike's cinema of outrage. Cineaction, Toronto, v. 1, n. 64, p. 54-62, mar. 2004.
YAMAZAKI, Takashi. The historical representations of place in the military base town of Koza: the 'reassessment' of u.s. military presence as a developmental resource. Journal of urban culture research: The Art of Development: Exploring the Role of Culture and the Arts in Sustainable Com- munity Development & Social Transformation, Banguecoque, v. 1, n. 1, p. 190-199, jan. 2010. Disponível em: http://www.cujucr.com/downloads/JUCR%20Vol1%202010-F.pdf. Acesso em: 7 dez. 2020.
YAMATOKINGYOEN. About Koriyama Goldfish Museum. Disponível em: <https://www.kingyoen.com/en/about.html>. Acesso em: 07 dez. 2020.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Alexandre Nakahara, Cecília Mello 2023
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.