Cartografia de itinerários de aprendizagem em torno das danças balinesas

o caso de I Made Bandem

Autores

  • Juliana Coelho de Souza Ladeira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Brasil

Palavras-chave:

Bali, Viagens, Teatro balinês, Dança balinesa, Pedagogia

Resumo

No século passado, as danças balinesas foram difundidas no mundo inteiro por meio de viagens tanto de artistas estrangeiros para Bali, quanto de artistas balineses para o exterior. Para compreender a dinâmica desses deslocamentos, analisaremos algumas rotas traçadas por I Made Bandem, contextualizando-as historicamente. Nascido em uma família de artistas, I Made Bandem é uma personalidade balinesa reconhecida tanto na Indonésia quanto no exterior. A cartografia de seus itinerários é de certa maneira exemplar, pois é similar a de outros artistas balineses pedagogos e evidencia a evolução e as transformações da dança balinesa nas últimas décadas.

Biografia do Autor

Juliana Coelho de Souza Ladeira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Brasil

Juliana Coelho é graduada em Teatro pela UFMG, onde lecionou em 2006. É mestre e doutora pela Universidade Paris 8/ França, tendo pesquisado práticas transculturais relacionadas ao topeng. Em Bali, estudou o topeng, o gabor e cantos tradicionais balineses. Foi professora da Universidade de Rennes 2 (2014-2015). Desde 2004, realiza pesquisas práticas e teóricas sobre o trabalho de criação do ator.

Referências

BARBA, Eugenio; SAVARESE, Nicola. A dictionary of theatre anthropology: the secret art of the performer. London ; New York: Routledge, 2006.

COAST, John. Dancing out of Bali. London: Faber and Faber, 2004.

COLDIRON, Margaret, PALERMO, Carmencita et STRAWSON, Tiffany. Women in Balinese Topeng: Voices, reflections, and Interactions. Asian Theatre Journal, vol. 32 / 2, 2015, p. 464-492

COVARRUBIAS, Miguel. Island of Bali. Singapore: Periplus Editions, 2008.

DARMA PUTRA, I Nyoman, Getting organized: culture and nationalism in Bali, 1959-1965. In: LIEM, Maya; INDSAY, Jennifer (Org.) Heirs to world culture: being Indonesian 1950-1965. Leiden: KITLV Press, 2012.

DE ZOETE, Beryl; SPIES, Walter. Dance & drama in Bali. Hong Kong: Periplus Editions, 2002.

DIBIA, I. W; BALLINGER, Rucina; ANELLO, Barbara. Balinese dance, drama & music: a guide to the performing arts of Bali. Tokyo: Tuttle, 2004.

LINDSAY, Jennifer. Performing Indonesia abroad. In: LIEM, Maya e LINDSAY, Jennifer (Org.) Heirs to world culture: being Indonesian 1950-1965. Leiden: KITLV Press, 2012.

FELS, Florent. À l’Exposition Coloniale: Danses de Bali. Vu: journal de la semaine, juillet 1931.

FOLEY, Kathy. Founders of the Field: South and Southeast Asia Introduction. Asian Theatre Journal, v. 28, n. 2, p. 438-442, 2011.

GOODLANDER, Jennifer. I Made Bandem. Asian Theatre Journal, v. 30, n. 2, p. 323-335, 2013.

HARNISH, David. Teletubbies in Paradise: Tourism, Indonesianisation and Modernisation in Balinese Music. Yearbook for Traditional Music, v. 37, p. 103-123, janvier 2005.

HOBART, Mark. Rethinking Balinese Dance. Indonesia and the Malay World, v. 35, n. 101, p. 107-128, March 2007.

KLEEN, Tyra. Mudras: the ritual hand-poses of the Buddha priests and the Shiva priests, of Bali. Stockholm: The Ethnographical Museum of Sweden, New Series Publication, 1936.

PICARD, Michel; LANFANT, Marie-Françoise. Bali: tourisme culturel et culture touristique. Paris: l’Harmattan, 1992.

PICARD, Michel. Dance and Drama in Bali. In: VICKERS, Adrian (Org.) Being modern in Bali: image and change. New Haven: Yale Center for International and Area Studies, 1996.

ROBINSON, Geoffrey. The dark side of paradise: political violence in Bali. Ithaca: Cornell University Press, 1995.

Downloads

Publicado

2018-11-29

Como Citar

LADEIRA, J. C. de S. Cartografia de itinerários de aprendizagem em torno das danças balinesas: o caso de I Made Bandem. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 8, n. 16, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15591. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática