CONSIDERAÇÕES SOBRE A MOSTRA THE STATIONS OF THE CROSS
LEMA SABACHTANI, DE BARNETT NEWMAN
Parole chiave:
Barnett Newman, Pathosformeln, processo poéticoAbstract
O artigo entrecruza discursos de diferentes naturezas sobre a mostra The Stations of the Cross. Lema sabachtani de Barnett Newman (1966). O trabalho tem como hipótese que seu gesto poético tenha sido deslocado para o processo de formação de suas obras em aproximação com o conceito warburguiano de Pathosformeln, ainda que envolvendo a abstração, o que permite colocar a recepção da mostra pela crítica em outra perspectiva.
Riferimenti bibliografici
ALLOWAY, Stations of the Cross. Lema Sabachtani. Catálogo, The Guggenheim R. Solomon Museum, 1966.
BESANÇON, A. Imagem proibida. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.
BOIS, Y.-A. Pintura como modelo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
DIDI-HUBERMAN, G. L´Image Survivante. Paris: Minuit, 2002.
DIDI-HUBERMAN, G. L’Image ouverte. Paris: Gallimard, 2007.
EFAL, A. Warburg’s “Pathos Formula”. In: Assaph-Studies in Art History, n. 5, 2001. Disponível: http://www5.tau.ac.il/arts/departments/images/stories/journals/arthistory/Assaph5/13adiefal.pdf. Acesso: 15/03/2010.
GODFREY, M. Barnett Newman’s ‘Stations of the Cross’ and the Memory of the Holocaust. In: HO, M. (org.) Reconsidering Barnett Newman. Philadelphia: The Philadelphia Museum of Art. 2002, p. 46-66.
GOMBRICH, E. Aby Warburg: An intellectual biography. London: The Warburg Institute, 1970.
HESS, T. Barnett Newman. New York: Walker, 1971.
KANT, I. Crítica da Faculdade do Juízo. São Paulo: Forense, 2ª ed., 2002.
LEVY-BRUHL, L. A mentalidade primitiva. São Paulo: Paulus, 2008.
LYOTARD, J.-F. Barnett Newman – O instante. In: Revista Gávea, Rio de. Janeiro: PUC-RIO, n. 4, jan, 1987, p. 83-94.
_________. O pós-moderno explicado às crianças. 2ª ed. Lisboa: Dom Quixote, 1993.
NEWMAN, B. Statement. In: The Stations of the Cross. Catálogo. New York: The Guggenheim R. Solomon Museum, 1966, p. 9.
NEWMAN, B. Barnett Newman: selected writings and interviews. Los Angeles: University of California Press, 1990.
PANOFSKY, E. Significado nas Artes Visuais. São Paulo: Perspectiva, 1979.
PANOFSKY, E. Estudos de Iconologia. Lisboa: Estampa, 1986.
PAYOT, G. Unimente – Barnett Newman: a arte abstrata e o significado. In: HUCHET, S. Fragmentos de uma teoria da arte. São Paulo: EDUSP, 2012, p. 263-287.
PUGLIESE, V. Os Sudários de Bené Fonteles, O Chemin de la Croix de Henri Matisse e as Stations of the Cross de Barnett Newman: pathos e anacronismo na Historiografia da Arte. 2013. Tese (Doutorado) – Departamento de Artes Visuais, Instituto de Artes, Universidade de Brasília, 2013.
REISE, B. The Stance of Barnett Newman. In: Studio International, 179, no. 919, February 1970, p. 49-63.
ROSENBERG, H. Barnett Newman. New York: Abrams, 1978.
SHIFF, R. To Create Oneself. In: SHIFF, R (Org.). Barnett Newman: A Catalogue Raisonné. New York: The B. Newman Foundation / Yale University Press, 2004, p. 2-115.
TEMKIN, A. Barnett Newman on Exhibition. In: TEMKIN, A. (Ed.) Barnett Newman. Philadelphia: Philadelphia Museum of Art / Yale University Press, 2002, p. 18-75.
TEMKIN, A.; PENN, S.; HO, M. Catalogue. In: TEMKIN, A. (Ed.) Barnett Newman. Philadelphia: Philadelphia Museum of Art / Yale University Press, 2002, p. 112-315.
WARBURG, A. Atlas Mnemosyne. Madrid: Akal Ediciones, 2010.
WARBURG, A. The Renewal of Pagan Antiquity. Los Angeles: Getty Fondation, 1999.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.