Experiência de improvisação em dança
Palavras-chave:
Improvisação, Cognição, DançaResumo
Improvisar coletivamente em dança implica compor com estruturas provisórias e flexíveis de movimento poético. Como abordar o conhecimento envolvido nessa operação estética? Aqui apresento uma reflexão especulativa sobre possíveis constituintes cognoscitivos da experiência da improvisação na dança.
Referências
BERTHOZ, Alain. The Brain’s Sense of Movement. Cambridge: Harvard University Press, 2000.
COWART, M. Embodied Cognition. Internet Encyclopedia of Philosophy, 2004. Disponível em: < http://www.iep.utm.edu/ >. Acesso em: 12 dez. 2010.
DAMÁSIO, A. R. O Erro de Descartes – emoção, razão e o cérebro. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.330 p.
DAMÁSIO, Antonio. O livro da consciência: a construção do cérebro consciente. Portugal: Temas e Debates-Círculo de Leitores, 2010.437 p
DE MARINIS, Marco. Corpo e Corporeidade no Teatro: da semiótica às neurociências. Pequeno glossário interdisciplinar. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v.2, n.1, p. 42-61, jan./jun., 2012.
DEWEY, John. El arte como experiência. Barcelona: Paidós , 2008.
JACKSON, P.L.; DECETY, J. Motor cognition: a new paradigma to stydy self-other interactions. Current Opinion in Neurobiology, v.4, 2004, pp.259-263.
JAQUES-DALCROZE, E. L´1improvisación au piano. In: _____. Le Rythme, n°34, p.14, 1932.
KASTRUP, V. A invenção de si e do mundo. Uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da cognição. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
LAKOFF, G.; JOHNSON, M. Metáforas de la vida cotidiana. Trad. Carmen González Marín. , 3. ed. Madrid: Ediciones Cátedra, 1995.
LAYTON, W. ¿Por qué? Trampolín del actor. Fundamentos. Madri: 2011.
MUNIZ, M. L. La improvisación como espetáculo: principales experiementos y técnicas de aprendizaje del actor-improvisador”. 2004. 395 f. Tese (Doutorado em Teatro). Facultad de Filología y Letras, Universidad de Alcalá de Henares.
NÖE, A. Action in perception.Cambridge, MA: MIT Press, 2006.
RIBEIRO, Mônica M. Corpo, Afeto e Cognição na Rítmica Corporal de Ione de Medeiros: Entrelaçamento entre Ensino de Arte e Ciências Cognitivas. 2012. 318p. Tese (Doutorado em Artes)- Escola de Belas Artes, Belo Horizonte : Universidade Federal de Minas Gerais, 2012.
TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório: performance e memória cultural nas Américas. Trad. Eliana Lourenço
de Lima Reis. Belo Horizonte: editor UFMG, 2013.
THELEN, E.; SCHONER, G.; SCHEIER , C.; SMITH L.B. The dynamics of embodiment: a field theory of infant preservative reaching. Behavioral and Brain Sciences 24, 2001, pp.1-86.
VARELA, F. J.; THOMPSON, E.; ROSH, E. The embodied Mind: cognitive science and human experience. Cambrige/London: MIT Press, 1993.
WISSINK, Geert. CREATIVITY AND COGNITION: A study of creativity within the framework of cognitive science, artificial intelligence and the dynamical system theory. Amsterdam, July 10th, 2001. Department of Psychology, University of Amsterdam. Supervisor: Saskia Jaarsveld. 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.