Os tetos pintados da igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Caeté

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.20511

Palavras-chave:

Pintura, Arte colonial, Minas Gerais

Resumo

A exploração mineral na cidade de Caeté, Minas Gerais, ao longo do século XVIII, proporcionou a construção da Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso, que no decorrer dos anos oitocentos foi adornada com obras pictóricas que recobrem o forro da nave e sacristia. Nesse sentido, este texto tem como orientação realizar a análise histórica, formal eiconográfica das pinturas da igreja Matriz de Caeté. Intenciona-se, também, estudar a desaparecida pintura que recobria a capela-mor, devidamente registrada em fotografias e documentação passíveis de deslindar fragmentos importantes de sua composição formal e percurso histórico. Os resultados desta pesquisa permitirão resgatar elementos essenciais referentes à arte que ornamenta o supracitado templo.

Biografia do Autor

  • Aziz José de Oliveira Pedrosa, Universidade do Estado de Minas Gerais - Brasil

    Especialista em História e Cultura da Arte (UFMG); Mestre em Arquitetura e Urbanismo - História da Arte e da Arquitetura (UFMG); Doutor em Arquitetura e Urbanismo - Departamento de História da Arte e da Arquitetura.

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Publicado

2021-01-29

Edição

Seção

Artigos - Seção aberta

Como Citar

Os tetos pintados da igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Caeté. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 11, n. 21, p. 249–275, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.20511. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/20511. Acesso em: 25 dez. 2024.

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