Por uma (Est)Ética da monstruosidade Queer

Uma análise indisciplinada sobre o filme “Todos estão falando sobre o Jamie”

Autores

  • Esmael Alves de Oliveira Universidade Federal da Grande Dourados https://orcid.org/0000-0002-9235-5938
  • Letícia Carolina Pereira do Nascimento Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.41679

Palavras-chave:

Cinema., Arte Queer., Teoria Queer, (Est)Ética da Existência

Resumo

No presente ensaio, tomando como lócus de análise o filme “Todos estão falando sobre o Jamie” (Everybody’s Talking About Jamie) e inspiradas pelas autoras e autores do Pós-Estruturalismo, da teoria Queer e do Transfeminismo, nos propomos pensar e problematizar qual o lugar das normatividades na experiência escolar e de vida das pessoas que experimentam a condição de dissidência sexual e/ou de gênero. Aqui a imagem fílmica é compreendida como um artefato cultural, ou seja, como um constructo sócio-histórico cuja inteligibilidade produz não apenas sentidos mas deseja impor modelos. Em nossa tessitura, o personagem principal Jamie e suas vivências no interior da escola, e para além dela, emergem como um índice de contestação e resistência contra as normatividades. Acreditamos que a existência e a arte Queer materializada no personagem principal da trama atestam uma micropolítica da (re)existência que, apesar de toda parafernália normativa, institui-se como uma (est)ética da existência Queer radical face aos regimes de verdades alicerçados na heterossexualidade compulsória e no binarismo de gênero.

Biografia do Autor

Esmael Alves de Oliveira, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e em Psicologia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas (PPGAS/UFAM) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAS/UFSC). Realizou Estágio de Pós-doutorado em Antropologia Social na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professor Adjunto III da Universidade Federal da Grande Dourados onde atua nos cursos de Ciências Sociais e de Psicologia, e nos Programas de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) e em Antropologia (PPGAnt).

Letícia Carolina Pereira do Nascimento, Universidade Federal do Piauí

Mulher Travesti, Negra e Gorda. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI/PPGEd). Formada em Pedagogia (UFPI/Parnaíba). Professora do curso de Pedagogia da UFPI, na área de Metodologias de Ensino e Estágio Supervisionado. É ativista social atuando como co-fundadora e articuladora do Acolhe Trans e junto a coordenação executiva nacional do Fórum Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros (FONATRANS). Vinculada aos seguintes núcleos: Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Gênero e Cidadania (NEPEGECI/UFPI); a Rede Interdisciplinar de Mulheres Acadêmicas do Semiárido (RIMAS/UFRPE); e ao Políticas do Corpo e Diferenças (POCs/UFPEL).

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Publicado

2023-04-06

Como Citar

OLIVEIRA, E. A. de; NASCIMENTO, L. C. P. do. Por uma (Est)Ética da monstruosidade Queer: Uma análise indisciplinada sobre o filme “Todos estão falando sobre o Jamie”. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 13, n. 27, p. 91–116, 2023. DOI: 10.35699/2237-5864.2023.41679. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/41679. Acesso em: 22 nov. 2024.