O gesto arquivístico indecidível
as cápsulas do tempo de Andy Warhol como poética da ocultação
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.48787Palavras-chave:
Cápsulas do tempo, Andy Warhol, Arquivo, Potência, ContingênciaResumo
As cerca de 610 caixas de papelão que compõem as Time Capsules (1974-1987) de Andy Warhol formam um objeto de difícil categorização historiográfica e museológica. Abertas logo depois da morte do autor, elas constituem o que neste texto se chama de obra interativa compulsória, isto é, um trabalho que, a revelia de seu título e na falta de quaisquer diretrizes explícitas vindas de Warhol, acabou sofrendo uma devassa e uma manipulação muito diversa daquela reservada comumente às obras de arte. Contra essa verve conteudista, que alega a necessidade de uma prematura abertura das caixas e de um recenseamento dos seus interiores, defende-se que o mais potente em relação a esse trabalho teria sido a manutenção do seu gesto inaugural de obliteração e ocultamento dos objetos.
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Bartleby, ou da contingência. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São
Paulo: Editora Brasiliense, 1987. (Obras escolhidas, 1).
BENJAMIN, Walter. Rua de mão única: infância berlinense: 1900. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
DIDI-HURBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas
segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobre o fio. Desterro, SC: Cultura e Barbárie, 2019.
DIETER ROTH Paper. Hauser & Wirth. [2022]. Disponível em: https://www.hauserwirth.com/hauserwirth-exhibitions/6224-dieter-roth-paper/. Acesso em: 21 fev. 2022.
ELMES, Simon. The Secrets of Andy Warhol’s Time Capsules. BBC News, UK, 10 de setembro de 2014.
Disponível em: www.bbc.com/news/magazine-29125003. Acesso em: 4 fev. 2022.
FLATLEY, Jonathan. Like Andy Warhol. Chicago: The University of Chicago Press, 2017.
FUCHS, Isabela. Provocação e participação: as Urnas quentes (1968) de Antônio Manuel. Art &
Sensorium: Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais, Curitiba, v. 3, n. 2, p. 59-67, jul-dez.
Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/sensorium/article/view/1146.
Acesso em: 18 fev. 2022.
NANCY, Jean-Luc. After Fukushima: The Equivalence of Catastrophes. New York: Fordham University
Press, 2015.
POLETTI, Anna. The Implied Rummager: Reading Intimate Interiors in Andy Warhol’s Time Capsules.
Life Writing, London, v. 17, n. 4, p. 455-467, Oct. 2020.
SCHMIDT, Christopher. Warhol’s Problem Project: The Time Capsules. Postmodern Culture: Journal of
Interdisciplinary Thought on Contemporary Cultures, Irvine, California, v. 26, n. 1, Sept. 2015.
SMITH, John W. Saving Time: Andy Warhol’s Time Capsules. Art Documentation: Journal of the Art
Libraries Society of North America, Chicago, v. 20, n. 1, p. 8-10, Mar.-Jun. 2001.
TIME Capsule 21 Activity: A Day in the Life of Warhol. Andy Warhol Museum. [2022]. Disponível em:
www.warhol.org/lessons/time-capsule-21-activity/. Acesso em: 6 fev. 2022.
WARHOL, Andy. The Philosophy of Andy Warhol. New York: Harcourt Brace, 1975. E-book.
WRBICAN, Matt. Warhol’s Time Capsule 51. Criticism, Detroit, v. 56, n. 3, p. 687-699, Jul.-Sept. 2014.
YABLON, Nick. Remembrance of Things Present: The Invention of the Time Capsule. Chicago: The
University of Chicago Press, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ícaro Moreno Ramos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.