Ernst Mahle e suas óperas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14791116

Palavras-chave:

Ernst Mahle, Ópera, Ópera brasileira

Resumo

O presente trabalho, parte de uma pesquisa de doutorado defendida na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, que teve como foco a edição crítica da partitura da ópera A  Moreninha do compositor Ernst Mahle, apresenta dados biográficos sobre o compositor e sua produção operística. Para a realização da investigação foram levantados documentos junto ao acervo pessoal de Mahle e ao acervo Escola de Música de Piracicaba.

Biografia do Autor

  • Raíssa Amaral Magrini, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

    RAÍSSA AMARAL é graduada, mestra e doutora em música com habilitação em canto lírico e práticas interpretativas (análise e performance) pelo Instituto de Artes da Unicamp, onde teve como orientador o Prof. Dr. Angelo José Fernandes. Ainda pela Unicamp, se formou em música popular (violão) sob a orientação de Ulisses Rocha. Estudou violão clássico com Sergio Napoleão Belluco e piano com Dna. Cidinha Mahle. Integra o Coro de Câmera de Piracicaba, atuando como solista e coralista sob regência do maestro Ernst Mahle, e o Coro Contemporâneo de Campinas, sob regência de Angelo Fernandes. Com o Opera Studio da Unicamp atuou nas óperas de Mozart Don Giovanni no papel de Donna Anna (sob regência de Abel Rocha, em comemoração aos 50 anos de Unicamp), Die Zauberflöte como Pamina, Le Nozze di Figaro como Condessa de Almaviva e em Der Schauspieldirektor como Mademoiselle Silberklang. Em Dido and Aeneas, de H. Purcell, interpretou Belinda e foi Adina em L'elisir d'amore de Gaetano Donizetti. Protagonizou Carolina em A Moreninha, ópera de Ernst Mahle sob regência do próprio autor. Participou de concertos com diversas orquestras como Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo (OSM), ORTHESP, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, entre outras. Na temporada de 2016, no Theatro de Ópera São Pedro, entre os vários trabalhos destaca-se a estreia paulistana da ópera O Anão de Alexander von Zemlisky, na qual atuou como Ghita.

  • Angelo José Fernandes, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

    Angelo José Fernandes tem se destacado com grande sucesso por sua dedicação à música vocal e à pedagogia do canto. Músico de diversas possibilidades, desenvolve uma ampla atividade artística e pedagógica como regente, pianista, cantor e professor de canto, sendo constantemente convidado para realizar concertos e ministrar workshops, masterclasses e palestras em diversos estados brasileiros. É docente do Departamento de Música do Instituto de Artes da UNICAMP, universidade na qual é responsável por uma significativa produção artística e acadêmica. Leciona canto lírico, dirige o Coro Contemporâneo de Campinas (primeiro lugar no 2º Encuentro Coral UC, no Chile, em 1º de dezembro de 2024) e o Ópera Estúdio UNICAMP, além de coordenar o CIDDIC - Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural. Como pesquisador, foi bolsista de Pós-Doutorado do CNPq e tem se dedicado ao estudo da técnica vocal na prática do canto solista e coral nos diversos períodos históricos e estilos de música composta para voz e sua aplicação na performance atual.

Referências

- Livro

ALENCAR, José de Alencar. O Garatuja. Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, 1987.

STEIN, Deborah.; SPILLMAN, Robert. Poetry into song: performance and analysis of Lieder. New York: Oxford University Press, 1996.

- Dissertações ou Teses

BARROS, Guilherme A. S. Goethe e o pensamento estético-musical de Ernst Mahle: um estudo do conceito de harmonia. 279f. Tese (Doutorado em Música) – Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.

RAMOS, Eliana Asano. A escrita pianística nas canções de Ernst Mahle. 478f. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.

RONTANI, Marcos. Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle – Empem: percurso histórico e princípios pedagógicos. 300f. Tese (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014.

SILVESTRE, Gunnar Menezes. Maroquinhas Fru-Fru: uma abordagem contextual e interpretativa da ópera brasileira infantil. 86f. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.

TAKEDA, Talita. Aspectos comunicativos na ópera contemporânea brasileira: uma análise do processo criativo do compositor Ronaldo Miranda. 217f. Dissertação (Mestre em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.

TOKESHI, Eliane. Ernst Mahle: Violin Sonatas and Sonatinas (1955-80). 129f. Tese (Doutorado em Música) – Northwestern University, Evanston, Illinois, 1999.

- Entrevistas publicadas

MAHLE, Ernst. Ópera brasileira nos palcos alemães. O Estado de São Paulo. São Paulo, 1980.

MAHLE, Ernst. Mahle comemora 40 anos de carreira com A Moreninha. Entrevista cedida à Malu Rigatto. Jornal de Piracicaba, Piracicaba, 1992.

- Entrevistas não publicadas

COSTA, Flávio Collins. Entrevista de Ernst Mahle, 2009. Piracicaba. Manuscrito. Associação Amigos Mahle.

- Trabalhos publicados online

BELKIN, Alan. Artistic orchestration. 2001. Disponível em: <https://alanbelkinmusic.com/bk.O/O.pdf>. Acesso em: 17 out. 2023.

LIVINGSTON-ISENHOUR, Tamara Elena; GARCIA, Thomas George Caracas. Choro: a social history of a Brazilian popular music. Disponível em: <https://archive.org/details/isbn_9780253345417/page/n7/mode/2up>. Acesso em: 20 set. 2023.

REVISTA CONCERTO. Os 90 anos de vida e ação de Ernst Mahle. Disponível em: <https://www.concerto.com.br/node/231100>. Acesso em: 21 set. 2023.

Downloads

Publicado

30-12-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Ernst Mahle e suas óperas. (2024). Revista De Música Vocal Erudita Brasileira, 2(2), 1-60. https://doi.org/10.5281/zenodo.14791116

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)