A febre dengue em Curityba, de Trajano Joaquim dos Reis
Resumo
Apresenta a Nota Clínica "A febre dengue em Curityba", de autoria do médico Trajano Joaquim dos Reis (1852-1919), texto publicado na Gazeta Médica da Bahia em 1896 e cujo valor histórico reside no fato de ser considerado um dos primeiros relatos de ocorrência da dengue em território brasileiro. Relaciona a publicação com a trajetória do autor e com outros artigos encontrados em periódicos médicos e a articula com a historiografia acerca do tema, de maneira a elucidar o estatuto nosológico da doença descrita pelo esculápio, e em que medida ela pode se relacionar com o que hoje entendemos por dengue.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).