v. 11 n. 2 (2019): Edição 30 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 11, n.2 (mai./ago. 2019)
No lançamento da 30º edição da Temporalidades, revista discente do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais, o dossiê temático, “Pensar a educação na História: intelectuais, práticas e discursos”, levanta discussões que abordam diversos eixos temáticos como História da Educação, História dos Intelectuais, História Intelectual e História Política.
Para além do debate acadêmico, a publicação deste dossiê se torna urgente devido aos ataques que o campo e as instituições de educação vêm sofrendo, especialmente no ano corrente. Destacamos os cortes de verbas feitos pelo atual governo federal destinadas ao ensino público, de todos os níveis, comprometendo pesquisas, a manutenção do quadro de docentes, e, até mesmo, o simples funcionamento de prédios. Além disso, a ascensão de grupos “anticiência”, já denunciados em nossa edição anterior, vem constrangendo pesquisadores e docentes da área de educação quando tais grupos negam a existência de eventos, invalidam resultados de pesquisas científicas e se posicionam favoráveis à maior restrição de verbas destinadas à área da educação. Nesse sentido, é importante ressaltar a existência das iniciativas discentes como a Revista Temporalidades, que em 2019 comemora uma década. Ainda que os tempos sejam difíceis, a Revista Temporalidades segue e seguirá firme na produção e divulgação do conhecimento científico.
Em meio a tal conjuntura, propomos o Dossiê Temático: “Pensar a educação na História: intelectuais, práticas e discursos”. O objetivo desta organização é promover reflexões, sob a perspectiva histórica, acerca da educação e do papel dos intelectuais para, com isso, melhor responder às questões do tempo presente. Territórios plurais, as temáticas propostas no Dossiê contemplam períodos, contextos e assuntos diversos e muito ricos, trazendo interdisciplinaridade e discussões profícuas para a produção historiográfica.