Charlottesville e o neonazismo em marcha nos Estados Unidos
Resumo
O presente artigo examina a presença do neonazismo nos Estados Unidos tendo como ponto de partida o comício da Unite the Right, na cidade de Charlottesville, Virgínia, ocorrido em agosto de 2017, onde dezenas de neonazistas defenderam abertamente discursos de ódio contra seus inimigos determinados, entre eles os negros e os imigrantes. Veremos como este evento tem raízes mais profundas na sociedade estadunidense, examinando-o sob a perspectiva de uma história do tempo presente. Esse exame será executado usando os registros feitos por bandas estdunidenses ligadas ao chamado rock neofascista em suas músicas. Tendo em vista tais registros documentais, buscaremos compreender algumas particularidades do neonazismo estadunidense e onde se encontram suas raízes nacionais por meio de músicas das bandas Angry Aryans, Bound for Glory, Bully Boys, End Apathy, Heathen Hammer e The Voice. Assim, perceberemos como o episódio em Charlottesville vai além de suas causas imediatas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).