Leituras preliminares sobre alguns conceitos e procedimentalidades contidos no jogo Sid Meier’s Civilization VI: Rise and Fall

Autores

  • Walter Francisco Figueiredo Lowande UNIFAL-MG http://orcid.org/0000-0001-5137-1352
  • José Carlos dos Santos Júnior UNIFAL-MG
  • Matheus Felipe Francisco UNIFAL-MG
  • Leonardo Ueda da Mata UNIFAL-MG
  • Wilma da Conceição Alves Rosa UNIFAL-MG

Resumo

O artigo analisa aspectos relacionados aos conceitos históricos, produção de sentido por meio de “mecânicas”, apropriação por parte dos(as) jogadores e representações sobre a história do Brasil contidos no jogo eletrônico Sid Meier’s Civilization VI: rise and fall. A pesquisa se baseou, em primeiro lugar, na listagem dos conceitos históricos ligados a situações de guerra, considerando a sua articulação em  mecânicas ou “procedimentalidades” produtoras de sentido, considerando discussões sobre a “história dos conceitos” e sobre a aprendizagem histórica. Além disso, nós investigamos alguns espaços virtuais de sociabilização de jogadores(as), produzindo questionários a respeito de aspectos significativos para a nossa pesquisa. Por fim, nós analisamos as representações sobre a história do Brasil contidas no jogo a partir da historiografia brasileira. A partir disso foi possível compreender como a ideia de guerra no jogo se vincula com uma concepção de progresso histórico marcada por uma ideologia nascida no seio da burguesia europeia do século XIX e hoje profundamente criticada pelos desdobramentos mais recentes da teoria da história. Nós também pudemos demonstrar em que medida essas concepções históricas se relacionam à produção de uma imagem reducionista da história brasileira. Finalmente, foi possível notar algumas tendências concretas de aprendizado histórico fora do espaço escolar a partir das entrevistas realizadas.

Downloads

Biografia do Autor

  • Walter Francisco Figueiredo Lowande, UNIFAL-MG

    Doutorado em História pela UNICAMP. Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas, Instituto de Ciências Humanas e Letras, Universidade Federal de Alfenas, MG.

  • José Carlos dos Santos Júnior, UNIFAL-MG

    Graduando em História-Licenciatura

  • Matheus Felipe Francisco, UNIFAL-MG

    Graduando em História-Licenciatura

  • Leonardo Ueda da Mata, UNIFAL-MG

    Granduando em História-Licenciatura

  • Wilma da Conceição Alves Rosa, UNIFAL-MG

    Graduanda em História-Licenciatura

Downloads

Publicado

30-09-2019

Como Citar

FIGUEIREDO LOWANDE, Walter Francisco; DOS SANTOS JÚNIOR, José Carlos; FRANCISCO, Matheus Felipe; DA MATA, Leonardo Ueda; ROSA, Wilma da Conceição Alves. Leituras preliminares sobre alguns conceitos e procedimentalidades contidos no jogo Sid Meier’s Civilization VI: Rise and Fall. Temporalidades, Belo Horizonte, v. 11, n. 2, p. 629–646, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/12596. Acesso em: 29 maio. 2025.