Leituras preliminares sobre alguns conceitos e procedimentalidades contidos no jogo Sid Meier’s Civilization VI: Rise and Fall
Resumo
O artigo analisa aspectos relacionados aos conceitos históricos, produção de sentido por meio de “mecânicas”, apropriação por parte dos(as) jogadores e representações sobre a história do Brasil contidos no jogo eletrônico Sid Meier’s Civilization VI: rise and fall. A pesquisa se baseou, em primeiro lugar, na listagem dos conceitos históricos ligados a situações de guerra, considerando a sua articulação em mecânicas ou “procedimentalidades” produtoras de sentido, considerando discussões sobre a “história dos conceitos” e sobre a aprendizagem histórica. Além disso, nós investigamos alguns espaços virtuais de sociabilização de jogadores(as), produzindo questionários a respeito de aspectos significativos para a nossa pesquisa. Por fim, nós analisamos as representações sobre a história do Brasil contidas no jogo a partir da historiografia brasileira. A partir disso foi possível compreender como a ideia de guerra no jogo se vincula com uma concepção de progresso histórico marcada por uma ideologia nascida no seio da burguesia europeia do século XIX e hoje profundamente criticada pelos desdobramentos mais recentes da teoria da história. Nós também pudemos demonstrar em que medida essas concepções históricas se relacionam à produção de uma imagem reducionista da história brasileira. Finalmente, foi possível notar algumas tendências concretas de aprendizado histórico fora do espaço escolar a partir das entrevistas realizadas.
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