Entre a “Raça, Economia e Política”: o Apartheid nas páginas da Revista Veja (1969-1975)
Resumo
Este artigo, objetiva analisar representações e sentidos políticos acerca do Apartheid - regime de segregação racial da África do Sul entre os anos de 1948 a 1990 -, através de discursos, interpretações e imagens presentes em notícias impressas nas páginas da Revista Veja, que circularam durante os anos de 1969 a 1975. Período marcado, por intensas mudanças político-culturais no Brasil sob regime civil-militar, em África, recorrente aos processos de descolonização e independências, e em África do Sul, pelos eventos decorrentes do emprego do regime do Apartheid. Por meio da análise dos materiais do periódico, pretende-se compreender de que forma Veja interpretou os acontecimentos relacionados a política de segregação sul africana, e entender, qual o papel da veiculação dessas imagens na construção do novo projeto de Brasil adotado pelos governos militares. Palavras-chave: Apartheid, África do Sul, Revista Veja.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).