Produção do conhecimento sobre ações afirmativas na universidade do estado de Santa Catarina (UDESC):

um estado da arte

Autores

  • Janine Soares da de Moraes Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC
  • Ana Júlia Pacheco
  • Karla Leandro Rascke
  • Vera Márcia Marques Santos

Resumo

Na tentativa de compreender como a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) constrói historicamente suas políticas de inclusão e ações afirmativas (AA), realizamos um mapeamento da produção do conhecimento sobre o tema/objeto AA na UDESC. Nosso objetivo com este estudo é construir um estado da arte identificando e sistematizando os conhecimentos efetuados em torno das ações afirmativas na UDESC e o seu lugar no monitoramento, manutenção e aprimoramento da política na instituição. Almejamos discutir, os balanços, recomendações, e as considerações levantadas por seus autores e autoras, as escolhas temáticas recorrentes, as concepções das políticas de cotas, as abordagens teóricas e metodológicas privilegiadas nestes trabalhos. Para este estudo, realizamos uma pesquisa bibliográfica nas principais bases de dados, organizando um levantamento qualitativo e quantitativo de 51 materiais, com recorte temporal entre 1990 e 2019. Encontramos indicativos importantes como, a necessidade investimento em monitoramento e avaliação da política de AA.    

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Publicado

29-01-2022

Como Citar

DE MORAES, Janine Soares da; PACHECO, Ana Júlia; RASCKE, Karla Leandro; SANTOS, Vera Márcia Marques. Produção do conhecimento sobre ações afirmativas na universidade do estado de Santa Catarina (UDESC): : um estado da arte . Temporalidades, Belo Horizonte, v. 13, n. 2, p. 36–56, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/36414. Acesso em: 13 dez. 2025.