Produção do conhecimento sobre ações afirmativas na universidade do estado de Santa Catarina (UDESC):
um estado da arte
Resumo
Na tentativa de compreender como a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) constrói historicamente suas políticas de inclusão e ações afirmativas (AA), realizamos um mapeamento da produção do conhecimento sobre o tema/objeto AA na UDESC. Nosso objetivo com este estudo é construir um estado da arte identificando e sistematizando os conhecimentos efetuados em torno das ações afirmativas na UDESC e o seu lugar no monitoramento, manutenção e aprimoramento da política na instituição. Almejamos discutir, os balanços, recomendações, e as considerações levantadas por seus autores e autoras, as escolhas temáticas recorrentes, as concepções das políticas de cotas, as abordagens teóricas e metodológicas privilegiadas nestes trabalhos. Para este estudo, realizamos uma pesquisa bibliográfica nas principais bases de dados, organizando um levantamento qualitativo e quantitativo de 51 materiais, com recorte temporal entre 1990 e 2019. Encontramos indicativos importantes como, a necessidade investimento em monitoramento e avaliação da política de AA.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Janine Soares da de Moraes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).