Nativos americanos na BNCC

entre Pré-História e Antiguidade?

  • Matheus Vargas de Souza Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGH-UNIRIO)

Resumo

Este trabalho se dedica a discutir o tratamento oferecido aos nativos latino-americanos pela Base Nacional Comum Curricular homologada recentemente. Entendemos que tanto a narrativa tradicional quanto a apresentada pela terceira versão da BNCC, hoje homologada, caem nas mesmas falhas relativas à comparação e à classificação valorativa destas diversas sociedades e culturas com a história e a cultura da Europa, estabelecendo juízos de valor implícitos. Pretendemos discutir esta questão nas próximas páginas.

Biografia do Autor

Matheus Vargas de Souza, Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGH-UNIRIO)
Graduado em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mestrando em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História da mesma instituição (PPGH-UNIRIO) sob orientação da Profª Drª Juliana Bastos Marques, com Bolsa de Pesquisa da CAPES
Publicado
2019-09-30