Um mestre sem discípulos
Claude-Henri Gorceix e o ensino secundário no Brasil imperial
Resumo
O presente artigo tem por objetivo discutir a atuação de um personagem importante no cenário educacional e científico do Brasil nos finais do século XIX, o professor, engenheiro e cientista francês Claude-Henri Gorceix. Por meio do envolvimento desse sujeito nos debates acerca da educação escolar no Império, buscamos analisar as nuances, as barreiras e as vicissitudes que marcaram o processo de organização do ensino público – sobretudo no nível secundário – no Brasil e, mais especificamente, em Minas Gerais. Nas páginas que se seguem, analisamos a participação de Henri Gorceix no debate sobre a instrução pública, visando identificar as ideias mobilizadas pelo professor a respeito do ensino secundário, e os problemas e as lacunas apontadas por ele como marcas desse ramo do ensino no Brasil. De outra parte, buscamos lançar luz também sobre a atuação de Gorceix como um “intelectual mediador”, ao destacar sua participação no intercâmbio entre diferentes culturas escolares no período estudado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).