A Escola Nova no interior do Ceará
desafios enfrentados pela reforma de Lourenço Filho na cidade de Sobral
Resumo
O governador Justiniano Serpa empreendeu, em 1922, uma grande reforma na educação do estado do Ceará. O pedagogo paulista Lourenço Filho, que futuramente viria a ser um dos signatários do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, foi o responsável intelectual pela chamada Reforma Serpa, que pretendia, ao mesmo tempo, democratizar o aceso à educação primária e implementar um novo método de ensino no estado. O propósito deste trabalho é investigar os discursos e práticas em torno da implementação da reforma no município de Sobral, situado na região norte do Ceará, entre 1922 e 1932. Tomando como base em artigos publicados em jornais locais naquele período, discute-se aqui a recepção dos ideais escolanovistas no interior do estado do Ceará, bem como os problemas de ordem prática que, ao longo de dez anos, constituíram obstáculos para a prática do ensino ativo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).