A história urbana numa perspectiva global
alguns aspectos do debate historiográfico
Resumo
Pensar a cidade como artefato e organismo é um ato que emerge na modernidade, transgressor ao corriqueiro. A cidade como emaranhado de temporalidades e de intenções revela processos de formação difusos — contínuos e constantemente dinâmicos — que ultrapassam as fronteiras do terreno sobre o qual a população citadina se assenta. O espaço urbano é cultura material e projeção de futuros dos sujeitos. Nesse sentido, convém analisar de que forma processos de urbanização conectados e que se constituíram além das pretensões arquitetônicas (e também políticas) nacionais e ocidentais foram considerados pelos estudos da história das cidades e se tal análise (história urbana em perspectiva global) é viável para o enriquecimento desse campo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).