Processos educativos em dinâmicas coloniais e pós-coloniais em Cabo Verde

novas abordagens, questões e procedimentos metodológicos

Autores/as

Resumen

Neste estudo desenvolvo reflexões no domínnio da história da educação colonial e pós-colonial em Cabo Verde, enfatizando as perspectivas históricas e dinâmicas contemporâneas de processos educativos em Cabo Verde. Trata-se de uma reflexão sobre uma das problemáticas mais relevantes para a compreensão de processos educativos em  Cabo Verde no quadro das suas transformações políticas, sociais e culturais no período pós-colonial. Nesta base, a metodologia histórica que aqui se delineia não pretende recuperar um passado condensado e de via única, mas sim arregimentar, no âmbito das reflexões sobre esta matéria em Cabo Verde, os subsídios das várias leituras de processos educativos, as temáticas e as problemáticas que estes diferentes olhares - com base em tradições historiográficas e epistemologias de conhecimento díspares - engendraram, e neles encontrar os fios de uma história cruzada da cultura escolar no espaço insular cabo-verdiano.

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Publicado

2019-09-30

Cómo citar

ALFAMA MONIZ, Elias. Processos educativos em dinâmicas coloniais e pós-coloniais em Cabo Verde: novas abordagens, questões e procedimentos metodológicos. Temporalidades, Belo Horizonte, v. 11, n. 2, p. 819–829, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/14717. Acesso em: 7 dec. 2025.