Processos educativos em dinâmicas coloniais e pós-coloniais em Cabo Verde
novas abordagens, questões e procedimentos metodológicos
Resumo
Neste estudo desenvolvo reflexões no domínnio da história da educação colonial e pós-colonial em Cabo Verde, enfatizando as perspectivas históricas e dinâmicas contemporâneas de processos educativos em Cabo Verde. Trata-se de uma reflexão sobre uma das problemáticas mais relevantes para a compreensão de processos educativos em Cabo Verde no quadro das suas transformações políticas, sociais e culturais no período pós-colonial. Nesta base, a metodologia histórica que aqui se delineia não pretende recuperar um passado condensado e de via única, mas sim arregimentar, no âmbito das reflexões sobre esta matéria em Cabo Verde, os subsídios das várias leituras de processos educativos, as temáticas e as problemáticas que estes diferentes olhares - com base em tradições historiográficas e epistemologias de conhecimento díspares - engendraram, e neles encontrar os fios de uma história cruzada da cultura escolar no espaço insular cabo-verdiano.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).