Educação e racismo

projetos educacionais no contexto colonial do século XIX

Autores/as

  • Gabriel Felipe Silva Bem UFMG

Resumen

Resumo: Esse trabalho discute projetos educacionais elaborados em Portugal durante o século XIX e que tinham a pretensão de serem implementados nas colônias africanas. Esses projetos foram elaborados por quatro intelectuais influentes do período: Marquês de Sá da Bandeira, Antônio Francisco Nogueira, Andrade Corvo e Oliveira Martins. A marca do discurso desses autores é o racismo, que é mobilizado de maneira diferente, visando atingir objetivos diferentes, isso contribui para que os projetos educacionais fossem significativamente diferentes em cada autor e por vezes até concorrentes. Esse trabalho chega à conclusão de que o fracasso do projeto abolicionista de Sá da Bandeira contribui para que projetos com visões raciais mais deterministas surgissem e ganhassem espaço na política portuguesa.

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Publicado

2019-09-30

Cómo citar

BEM, Gabriel Felipe Silva. Educação e racismo: projetos educacionais no contexto colonial do século XIX. Temporalidades, Belo Horizonte, v. 11, n. 2, p. 168–188, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/14719. Acesso em: 14 dec. 2025.