Educação e racismo
projetos educacionais no contexto colonial do século XIX
Resumo
Resumo: Esse trabalho discute projetos educacionais elaborados em Portugal durante o século XIX e que tinham a pretensão de serem implementados nas colônias africanas. Esses projetos foram elaborados por quatro intelectuais influentes do período: Marquês de Sá da Bandeira, Antônio Francisco Nogueira, Andrade Corvo e Oliveira Martins. A marca do discurso desses autores é o racismo, que é mobilizado de maneira diferente, visando atingir objetivos diferentes, isso contribui para que os projetos educacionais fossem significativamente diferentes em cada autor e por vezes até concorrentes. Esse trabalho chega à conclusão de que o fracasso do projeto abolicionista de Sá da Bandeira contribui para que projetos com visões raciais mais deterministas surgissem e ganhassem espaço na política portuguesa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).