Affonso Penna e o engrandecimento mineiro: repertórios sobre instrução profissional (1874-1906)
Resumo
A proposta deste artigo é tomar o político Affonso Penna como sujeito desse estudo, por meio da reconstituição de sua trajetória profissional e intelectual, entre 1874 e 1906. Busca discutir os repertórios de seus discursos, compreender o horizonte de expectativas referente às noções de progresso associadas a um projeto de modernidade, conforme as perspectivas de Affonso Penna sobre os programas educacionais que procurava instituir no Estado. Pretende analisar de que modo as instituições escolares, especialmente as de formação profissional, foram pensadas pelo eminente político como instrumento para atingir o progresso, por meio do desenvolvimento econômico e social. Para analisar os discursos de Affonso Penna, os Anais do Senado Mineiro foram analisados como fonte, de acordo com os conceitos de espaço de experiência e horizonte de expectativas, ambos cunhados por Reinhart Koselleck (2006), além do conceito de repertório, conforme apropriado e redefinido por Ângela Alonso (2002). A metodologia usada será a da análise do discurso, sobretudo a de Patrick Charaudeau (2013).
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