Educação Libertária no Brasil: reflexão política e pedagógica em textos e registros do início do século XX

Autores

  • Marcelo Luiz da Costa SENAC

Resumo

Resumo

Este artigo visa fazer alguns apontamentos em torno da reflexão política e pedagógica de militante e educadores anarquistas no Brasil do início do século XX. Para tanto são abordados textos que esboçam, minimamente, uma reflexão sobre a educação e suas problemáticas na sociedade brasileira. Tais textos aparecem de forma mais rara na imprensa operária e anarquista com certa incidência em publicações de cunho literário, filosófico e doutrinário, desenvolvidas pelos libertários, assim como nas produções intelectuais de certos militantes-educadores, como João Penteado, José Oiticica e Florentino de Carvalho, revelando indicativos para um possível esboço do pensamento educacional anarquista desenvolvido no Brasil.

Palavras-chave: educação libertária; intelectuais; história;

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Publicado

30-09-2019

Como Citar

DA COSTA, Marcelo Luiz. Educação Libertária no Brasil: reflexão política e pedagógica em textos e registros do início do século XX. Temporalidades, Belo Horizonte, v. 11, n. 2, p. 141–167, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/14795. Acesso em: 13 dez. 2025.