Educação Libertária no Brasil: reflexão política e pedagógica em textos e registros do início do século XX
Resumo
Resumo
Este artigo visa fazer alguns apontamentos em torno da reflexão política e pedagógica de militante e educadores anarquistas no Brasil do início do século XX. Para tanto são abordados textos que esboçam, minimamente, uma reflexão sobre a educação e suas problemáticas na sociedade brasileira. Tais textos aparecem de forma mais rara na imprensa operária e anarquista com certa incidência em publicações de cunho literário, filosófico e doutrinário, desenvolvidas pelos libertários, assim como nas produções intelectuais de certos militantes-educadores, como João Penteado, José Oiticica e Florentino de Carvalho, revelando indicativos para um possível esboço do pensamento educacional anarquista desenvolvido no Brasil.
Palavras-chave: educação libertária; intelectuais; história;
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).