A Faceta política da Tentativa Teológica (1766)
relações estado-igreja na obra de um ilustrado português
Resumo
Antônio Pereira de Figueiredo pode ser considerado como um dos principais teóricos do reformismo ilustrado lusitano. Em sua obra, ele defendeu, ao longo do período conhecido na historiografia como “Pombalino”, a importância de um Estado independente das ingerências da igreja. A Tentativa Teológica, que analisamos neste artigo, é um livro exemplar quando focalizamos essa temática. Por isso, o presente trabalho se debruça sobre seus principais argumentos, relacionando-os aos princípios teóricos e políticos que orientaram as medidas pombalinas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).