Enfrentamentos ao bullying homofóbico na escola: convite para uma reflexão

Autores

  • José Geovânio Buenos Aires Martins UESPI
  • Adauto Neto Fonseca Duque UESPI
  • Juscelino Francisco do Nascimento UFPI & UNB
  • Maria Greuvânia Buenos Aires Martins SEME
  • Janaína Alvarenga Aragão UESPI
  • Evandro Alberto de Sousa UESPI

Resumo

Esta pesquisa apresenta uma revisão da literatura estudada sobre a real situação do bullying homofóbico na escola. O artigo fez um breve apanhado da história da sexualidade, comentando a situação da sexualidade nas escolas, e apresentando possíveis enfrentamentos para a transformação da situação atual envolvendo LGBT. A partir da análise da literatura estudada, objetivou-se mostrar que a homossexualidade não é uma doença, vício ou desvio de caráter. Em interlocução com a pesquisa que examinou a sexualidade e bullying homofóbico no ambiente escolar, buscou-se fazer uma conscientização para a erradicação da LGBTfobia. Nesse processo, o artigo observa que o discurso religioso e conservador é condição sumária para o aparecimento e encorajamento do bullying homofóbico, tanto dentro como fora de sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Geovânio Buenos Aires Martins, UESPI

Graduado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. Integrante do Grupo de Pesquisa Dinâmicas Socioambientais, Cultura e Desenvolvimento no Semiárido (CNPq) - UESPI, Picos, Piauí, Brasil.

Adauto Neto Fonseca Duque, UESPI

Graduado em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Mestre em História Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, é Professor Assistente da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus de Picos.

Juscelino Francisco do Nascimento, UFPI & UNB

Graduado em Letras/Inglês (2010) pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e em Letras/Português-Espanhol (2013) pelo Instituto Superior de Educação Alvorada Plus; Especialista em Docência para o Ensino Superior (2012) pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM), em Libras (2014) pela Faculdade Latino Americana de Educação (FLATED) e em Linguística Forense (2018) pela Universidade do Porto (UP), Portugal; Mestre em Letras - Área de Concentração em Estudos de Linguagem (2014) pela UFPI; Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade de Brasília (UnB); Professor Formador e Tutor do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI) e Professor Assistente A da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus de Picos, onde é Coordenador do Curso de Letras/Português.

Maria Greuvânia Buenos Aires Martins, SEME

Licenciada em Normal Superior e Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Evangélica Cristo Rei (FECR). Professora alfabetizadora e pesquisadora na SEME – Picos-PI.

Janaína Alvarenga Aragão, UESPI

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Fundação de Ensino Superior de Olinda (UNESF), Especialista em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Doutora em Gerontologia Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente, é Professora Adjunta II da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus de Picos, onde é Coordenadora do Grupo de Pesquisa Dinâmicas Socioambientais, Cultura e Desenvolvimento no Semiárido (CNPq) - UESPI, Picos, Piauí, Brasil.

Evandro Alberto de Sousa, UESPI

Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Especialista em Comunicação Educacional pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Doutor em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente, é Professor DE da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus de Picos, onde é Integrante do Grupo de Pesquisa Dinâmicas Socioambientais, Cultura e Desenvolvimento no Semiárido (CNPq) - UESPI, Picos, Piauí, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-05-31