Intelectualidade laica e Clérigos ultramontanos em defesa dos fundamentos da Identidade Nacional

uma análise a partir das Conferências Anchietanas, de 1896.

Autores

Resumo

A presente pesquisa objetiva compreender como os discursos de intelectuais laicos e clérigos ultramontanos, compilados no primeiro volume das Conferências Anchietanas, de 1896, resgatam a memória da Companhia de Jesus, a partir da associação entre as ideias de civilização, identidade nacional e catolicismo. Através de discursos de natureza política e religiosa, reagiram ao advento do regime republicano, o qual representou uma dupla ameaça, segundo suas interpretações. Por um lado, aos privilégios de elite política que, em tempos monárquicos, monopolizava os cargos diretivos; por outro, à condição hegemônica do catolicismo na sociedade brasileira, dado que a República veio acompanhada pelo advento da liberdade religiosa e do fim do regime do padroado, mediante o qual o catolicismo preservou sua condição de religião oficial do Império.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Rosa Cloclet da Silva, Puc-Campinas

Docente da Faculdade de História da PUC-Campinas e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião, pela mesma Universidade, com projetos integrados à Linha de Pesquisa: Fenômeno Religioso: instituição e práticas discursivas. É doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e pós-doutora na mesma área pela USP (2007), com projeto integrado ao grupo temático: Brasil: Formação do Estado e da Nação. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império. Atualmente, desenvolve pesquisas na área de História das Religiões, com pesquisas focadas na articulação dos fenômenos religião e política na construção do Estado nacional brasileiro, no século XIX. É coordenadora do GT "Religião e Poder no Brasil oitocentista", vinculado à Associação Brasileira de História das Religiões.

Flávio Renato Varotti Filho, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Graduando em História pela ´Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Bolsista de Iniciação Científica, com o projeto  “Religião, Política e Identidade Nacional. Uma análise a partir das “Conferências Anchietanas”, de 1896”, com bolsa FAPIC/REITORIA.

Downloads

Publicado

2020-09-30