El graffiti como memoria cultural:

un archivo de identidad pública por explorar

Autores/as

  • Vitoria Paschoal Baldin Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Resumen

A cidade é um grande arquivo imagético das memórias e identidades que ocupam e transformam esse espaço. Para além de um arquivo imutável e eterno, é um espaço de comunicação em constante mutação. Entretanto, sua potência em falar visualmente sobre sentimentos, percepções e acontecimentos sociais, econômicos e culturais está no fato de que, apesar de sua efemeridade, insere-se diretamente na vida cotidiana de seus espectadores. O grafite está diretamente relacionado a essa lógica. Ele é não apenas uma forma de expressão, mas também uma prática sociocultural que engaja seus produtores e seu público a pensar o espaço urbano de novas formas. Nesse sentido, esse trabalho propõe uma exploração do grafite enquanto fonte de conhecimento acerca dos sujeitos que o produzem e o observam, a partir do entendimento dos signos culturais que são mobilizados nessa expressão. 

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Publicado

2021-01-31

Cómo citar

PASCHOAL BALDIN, Vitoria. El graffiti como memoria cultural:: un archivo de identidad pública por explorar. Temporalidades, Belo Horizonte, v. 12, n. 3, p. 742–757, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/25942. Acesso em: 24 dec. 2025.