A postura do Fatah e do Hamas em relação ao grafite nos Territórios Palestinos Ocupados: uma disputa político-visual

a political-visual dispute

Autores

Resumo

 O grafite vem sendo utilizado por diversas facções políticas em Gaza e na Cisjordânia como forma de marcação de sua influência e atuação em bairros e para difundir suas ideologias entre a população. A partir disso, o presente trabalho objetiva compreender a forma pela qual a disputa entre o Fatah e o Hamas também opera no campo visual através das expressões de arte de rua. Para isso, foram levantados diferentes registros dessas comunicações, analisados e descritos tomando em perspectiva a potência política dessas expressões. Dessa forma, foi possível observar diferentes intensidades de controle por parte do Fatah e do Hamas em relação ao grafite, apesar da semelhança na lógica de configuração das comunicações em si. O argumento central é que a disputa político-social observada entre tais facções também tem uma importante faceta visual, evidenciada pelo uso sistemático do grafite.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vitoria Paschoal Baldin, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

    Graduanda em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Bolsista PIBIC concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Downloads

Publicado

02-10-2023

Como Citar

PASCHOAL BALDIN, Vitoria. A postura do Fatah e do Hamas em relação ao grafite nos Territórios Palestinos Ocupados: uma disputa político-visual: a political-visual dispute. Temporalidades, Belo Horizonte, v. 15, n. 1, p. 469–488, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/38282. Acesso em: 15 jun. 2025.