Indústria Cultural e comunicação
Possibilidades de análise a partir da leitura de T. Adorno e M. Horkheimer
Resumo
O objetivo deste texto é propor uma discussão teórica sobre as possibilidades de pesquisa na comunicação, tomando por base os textos de Theodoro Adorno e M. Horkheimer. A partir da discussão sobre a Industria Cultural apontado pelos teóricos alemães, outros campos dos estudos culturais procuraram ampliar o escopo de análise ora convergindo, ora divergindo das propostas da Escola de Frankfurt. Neste texto, além destas reflexões, apresentamos os debates sobre os Estudos Culturais Britânicos sob a liderança de Raymond Willians, dos novos estudos alemães de Vilém Flusser, Friedrich Kittler e Dietmar Kamper e, por fim, os trabalhos de Douglas Kellner, que procurou articular a corrente de Frankfurt com os Estudos Culturais Britânicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 David Castro Netto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).