Circular para educar
o conceito de nacionalismo revolucionário e as práticas de mediação no jornal The Black Panther (1967 - 1970)
Resumo
O presente artigo tem por proposta o estudo do nacionalismo revolucionário – conceito fundamental no pensamento político adotado pelo Partido Pantera Negra (1966 - 1982) – e dos mecanismos e estratégias mobilizados pelos militantes do partido para mediar seu significado por meio das plataformas de mídia, sobretudo a impressa. Nesse sentido, foram coligidas como fontes publicações do jornal The Black Panther entre os anos de 1967 e 1970. A análise das fontes descortinou a compreensão que os panteras tinham sobre o papel do intelectual e a centralidade que estes concederam para a formação política revolucionária, por meio da educação escolar e da arte. Tendo isso em vista, as reflexões dispostas no artigo pontuam a pertinência das práticas de mediação para o partido, aspecto sintetizado no lema de Sam Napier, primeiro editor chefe do jornal, que afirmava a necessidade de “circular para educar”.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Vinícius Novaes Ricardo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).