Circular para educar

o conceito de nacionalismo revolucionário e as práticas de mediação no jornal The Black Panther (1967 - 1970)

Autores

  • Vinícius Novaes Ricardo Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

O presente artigo tem por proposta o estudo do nacionalismo revolucionário – conceito fundamental no pensamento político adotado pelo Partido Pantera Negra (1966 - 1982) – e dos mecanismos e estratégias mobilizados pelos militantes do partido para mediar seu significado por meio das plataformas de mídia, sobretudo a impressa. Nesse sentido, foram coligidas como fontes publicações do jornal The Black Panther entre os anos de 1967 e 1970. A análise das fontes descortinou a compreensão que os panteras tinham sobre o papel do intelectual e a centralidade que estes concederam para a formação política revolucionária, por meio da educação escolar e da arte. Tendo isso em vista, as reflexões dispostas no artigo pontuam a pertinência das práticas de mediação para o partido, aspecto sintetizado no lema de Sam Napier, primeiro editor chefe do jornal, que afirmava a necessidade de “circular para educar”.

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Publicado

10-07-2021

Como Citar

NOVAES RICARDO, Vinícius. Circular para educar: o conceito de nacionalismo revolucionário e as práticas de mediação no jornal The Black Panther (1967 - 1970). Temporalidades, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p. 526–547, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/26390. Acesso em: 24 dez. 2025.