Quantos espaços pode ocupar um museu?
A atuação do Museu da Música de Mariana como arquivo, museu e páginas da web
Resumo
O Museu da Música de Mariana foi fundado nos anos 1970, pelo arcebispo Dom Oscar de Oliveira, na cidade de Mariana, Minas Gerais. Desde seu nascimento, no Arquivo Eclesiástico, até a sua organização em um prédio próprio, com salas de exposição e o uso da Internet para preservar e disponibilizar parte do seu acervo, em cada espaço ocupado o Museu se ressignificava. Pensando nos conceitos de “espaço de recordação”, de Aleida Assmann, e na definição de espaço como “lugar praticado” dada por Michel de Certeau, pretendemos demonstrar como o Museu da Música de Mariana pluralizou os seus espaços, de forma a dar continuidade a um projeto de memória cultural da Arquidiocese de Mariana dos anos 1970 aos dias de hoje. Para tal, foram analisadas fontes como o site do Museu e sua página do Facebook, além do jornal “O Arquidiocesano”, cujo principal redator era o fundador do Museu da Música.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Mayra de Souza Marques
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).