Desfazendo o olhar colonial

fotografia, enquadramento e o “significado” das imagens

Autores

  • João Felipe Ferreira Unicamp/Aluno

Resumo

Partindo de um mal-estar diante de concepções ontologizantes e tecnicistas da fotografia (SONTAG e BARTHES), este artigo volta-se para retratos fotográficos de sujeitos negros produzidos no interior de estúdios nas últimas décadas do século XIX no Brasil, visando desestabilizar concepções que abordam as imagens fotográficas sujeitando-as a uma realidade dada a priori. Depois de empreender uma incursão histórica nas tradições visuais que fundamentam a produção desses retratos, propomos a análise de uma releitura contemporânea  de uma destas fotografias, com o objetivo de desestabilizar o enquadramento (BUTLER) que impõem determinada orientação do olhar sobre estas imagens e sobre estes sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Felipe Ferreira, Unicamp/Aluno

Graduando em Comunicação Social - Midialogia na Universidade Estadual de Campinas com especial interesse pelas áreas de Teoria da Memória, Cultura Visual, Fotografia e Teoria da Imagem.

Downloads

Publicado

2022-01-29