Desfazendo o olhar colonial
fotografia, enquadramento e o “significado” das imagens
Resumo
Partindo de um mal-estar diante de concepções ontologizantes e tecnicistas da fotografia (SONTAG e BARTHES), este artigo volta-se para retratos fotográficos de sujeitos negros produzidos no interior de estúdios nas últimas décadas do século XIX no Brasil, visando desestabilizar concepções que abordam as imagens fotográficas sujeitando-as a uma realidade dada a priori. Depois de empreender uma incursão histórica nas tradições visuais que fundamentam a produção desses retratos, propomos a análise de uma releitura contemporânea de uma destas fotografias, com o objetivo de desestabilizar o enquadramento (BUTLER) que impõem determinada orientação do olhar sobre estas imagens e sobre estes sujeitos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 João Felipe Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).