Reflexões sobre a Educação em Ciências à luz da Epistemologia de Humberto Maturana
Resumo
Este artigo de caráter teórico-epistemológico visa apresentar algumas das principais ideias da Epistemologia de Humberto Maturana e discutir suas implicações no ensino de ciências. Parte-se, assim, de uma visão de ciência através de uma abordagem de cunho biológico que toma como objeto de estudo o observador; a experiência do observador e sua objetividade. Conclui-se que Maturana tem contribuído no sentido de ultrapassar as teorias de cunho objetivista, nas quais prevalece uma visão reducionista do mundo, de questionar o modo tradicional de abordar o ato cognitivo, como tendo a ver com a indicação de algo externo ao sujeito, pois, para ele, o explicar é uma operação que está na linguagem. Desta forma, as interações na convivência humana, bem como o espaço de formação, são permeadas pelas emoções e pela linguagem, essenciais para as transformações nos integrantes da interação, podendo assim gerar conhecimento de modo que possamos atuar com responsabilidade na comunidade a que pertencemos.
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Copyright (c) 2022 MARIA DERLANDIA ARAÚJO JANUÁRIO, GREIVIN ANTONIO NÚÑEZ GONZÁLEZ, NEUSA TERESINHA MASSONI, ANDRESSA VARRIALE MORIGGI
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