Reflexões sobre a Educação em Ciências à luz da Epistemologia de Humberto Maturana

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Resumo

Este artigo de caráter teórico-epistemológico visa apresentar algumas das principais ideias da Epistemologia de Humberto Maturana e discutir suas implicações no ensino de ciências. Parte-se, assim, de uma visão de ciência através de uma abordagem de cunho biológico que toma como objeto de estudo o observador; a experiência do observador e sua objetividade. Conclui-se que Maturana tem contribuído no sentido de ultrapassar as teorias de cunho objetivista, nas quais prevalece uma visão reducionista do mundo, de questionar o modo tradicional de abordar o ato cognitivo, como tendo a ver com a indicação de algo externo ao sujeito, pois, para ele, o explicar é uma operação que está na linguagem. Desta forma, as interações na convivência humana, bem como o espaço de formação, são permeadas pelas emoções e pela linguagem, essenciais para as transformações nos integrantes da interação, podendo assim gerar conhecimento de modo que possamos atuar com responsabilidade na comunidade a que pertencemos.

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Biografia do Autor

  • NEUSA TERESINHA MASSONI, UFRGS

    Licenciada em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2000); mestre em Física (área de concentração: Ensino de Física) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005); doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) na área de concentração de Ensino de Física. Atualmente é Professora Associada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS; é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física do Instituto de Física da UFRG

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Publicado

31-08-2022

Como Citar

ARAÚJO JANUÁRIO, MARIA DERLANDIA; NÚÑEZ GONZÁLEZ, GREIVIN ANTONIO; MASSONI, NEUSA TERESINHA; MORIGGI, ANDRESSA VARRIALE. Reflexões sobre a Educação em Ciências à luz da Epistemologia de Humberto Maturana. Temporalidades, Belo Horizonte, v. 14, n. 1, p. 514–534, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/36484. Acesso em: 14 dez. 2025.