A Epistemologia de Ian Hacking: a dimensão experimental da ciência

Autores

Palavras-chave:

Ian Hacking, Epistemologia da Ciência, Dimensão Experimental da Ciência

Resumo

A ciência na visão de Ian Hacking estrutura um tecido de sentenças para compartilhar e explicar a realidade – sentenças que têm significados e compõem o debate público. Nesse sentido, cientistas, educadores e educandos possivelmente devessem compor essa rede. Assumimos neste texto que a promoção de um processo educativo pautado na curiosidade crítica precisa oferecer aos educandos uma base fundamentada na ciência, e na História e Filosofia da Ciência. Discutir o processo histórico de evolução das ideias científicas é um caminho promissor, e embora se reconheça que fatores epistêmicos, científicos, políticos e sociais intervêm na ciência, se assume que o empreendimento científico encontra substrato na corroboração experimental de teorias, modelos e entidades teóricas, enquanto criações da mente humana. Assim, pensamos que é relevante trazer à reflexão algumas das s principais ideias da visão epistemológica de Ian Hacking, que enfoca a dimensão experimental da ciência. É o que passamos a explorar, com algum detalhamento.

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Biografia do Autor

  • Neusa Teresinha Massoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

    Departamento de Física, Instituto de Física

  • Marco Antonio Moreira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Licenciado em Física (1965) e Mestre em Física (1972) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/Brasil e Doutor em Ensino de Ciências (1977) pela Cornell University/USA. Foi professor do Instituto de Física da UFRGS de 1967 a 2012, quando aposentou-se como Professor Titular. Foi Vice-Diretor desse Instituto de 1989 a 1992. Em 2014 recebeu o Título de Professor Emérito. Foi docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física desse Instituto de 2002 a 2013. É professor colaborador da Universidade de Burgos/Espanha desde 1998. Integrou, como Secretário de Ensino, a Diretoria da Sociedade Brasileira de Física em 1973 e 1974. Participou da Comissão de Educação da União Internacional de Física Pura e Aplicada (IUPAP) de 1975 a 1987. Foi Professor Visitante na Cornell University de 1986 a 1988. Integrou o Comitê de Educação do CNPq de 1993 a 1995 e de 1999 a 2001. Foi membro da Comissão de Especialistas em Ensino de Física da SESu/MEC de 1996 a 1999, presidindo-a em 1998 e 1999. Foi pesquisador 1A do CNPq, na Área de Educação, de 1989 a 2014. Presidiu a Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) de 1997 a 2001. Foi Representante da Área de Ensino de Ciências e Matemática na CAPES de 2000 a 2007. Suas áreas de interesse são o ensino de ciências e a pesquisa em ensino de ciências, particularmente Física. Dedica-se também a teorias de aprendizagem, especialmente a da aprendizagem significativa. Além disso, atua em filosofia da ciência, metodologia da pesquisa em educação e metodologia do ensino superior. Foi editor da Revista Brasileira de Ensino de Física de 1989 a 1993, da Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências de 2001 a 2005, da revista Experiências em Ensino de Ciências de 2007 a 2011 e do periódico Investigações em Ensino de Ciências desde 1996 a 2014. É editor da revista Aprendizagem Significativa em Revista desde 2011. Já publicou 312 artigos em periódicos, 137 trabalhos completos em anais de congressos, 56 livros e 7 capítulos de livros. Orientou 61 dissertações de mestrado e 63 teses de doutorado, co-orientou 6 dissertações de mestrado e 8 teses de doutorado. Foi coordenador da Comissão de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF/PROFIS) de 2013 a 2019. Pesquisador Sênior do CNPq de 2016 a 2021. Docente Colaborador do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da UERR, Boa Vista,RR, desde 2012. Docente Colaborador do PPG Ensino da UNIVATES, RS, desde 2016. Docente Permanente do Doutorado Profissional em Ensino de Ciências Exatas da UNIVATES, desde 2020. Docente coladorador da REAMEC desde 2021.

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Publicado

16-09-2025

Como Citar

MASSONI, Neusa Teresinha; MOREIRA, Marco Antonio. A Epistemologia de Ian Hacking: a dimensão experimental da ciência. Temporalidades, Belo Horizonte, v. 17, n. 1, p. 1–27, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/59964. Acesso em: 24 dez. 2025.

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