História e Filosofia:
o culturalismo de Miguel Reale em sua teoria tridimensional do Direito. Um processo fenomenológico
Resumo
Miguel Reale tornou-se conhecido no Brasil e no mundo devido sua Teoria Tridimensional do Direito. Fugindo as interpretações afeitas lógica formal, com seu preceitos de validade, Reale rechaça as interpretações que não consideravam o Direito a partir da profunda estrutura social. Sua teoria é na verdade uma análise sociológica, histórica, filosófica, trazendo a cultura no sentido amplo do termo como elemento fundamente da ciência jurídica. Direito para Reale é a implicação desses elementos, que consoante o estágio evolutivo de cada cultura, da inevitabilidade do espírito, e principalmente das necessidades humanas, acabam explicando a existência do homem no mundo. Em suas conexões de sentido, Reale recupera autores das mais diversas áreas, como Husserl, Dilthey, Kuhn, Casirrer, Levi-Strauss, e, mais especificamente em sua área, figuras como Lask e Radbruch. Nesse sentido, Reale introduziria no campo do Direito uma concepção culturalista, tributária de Tobias Barreto, preterindo o positivismo jurídico caracterizado pelo normativismo, substituindo por um olhar voltado para os valores, para as necessidades cotidianas do povo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cícero João Costa Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).