A poetisa do Norte sob a égide do “espírito feminino”
Resumo
Este texto concentra-se em alguns aspectos da vida e da obra da poetisa maceioense Rita Souza de Abreu, ou Rosália Sandoval, como era conhecida do público leitor de jornais, entre os séculos XIX e XX. Tal direcionamento é tomado, sobretudo, porque Rosália Sandoval teve participação significativa na imprensa feminina de Maceió-AL, tema sobre o qual tenho me debruçado nos últimos anos. Conforme desejei fazer, as escritoras e produtoras de jornais são um tema específico da pesquisa, que busca tecer uma história da ação feminina e feminista no campo das letras e do jornalismo de Maceió, na segunda metade do século XIX. Trataremos, portanto, das primeiras investigações e ideias desenvolvidas pela análise dos rastros deixados em jornais, os quais constroem a imagem de uma grande poetisa do Norte do Brasil. Quanto aos aspectos teóricos, nossa condução é afinada às abordagens feministas da história, também aos estudos de gênero numa perspectiva interseccional (LUGONES, 2012; NICHOLSON, 2000; CRENSHAW, 2002; RUBIN, 2003).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Roberta dos Santos Sodó
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).